Imagem da matéria: Reguladores antitruste podem interferir em acordo entre FTX e Binance, diz especialista
CZ e SBF na época em que eram amigos (Foto: Reprodução/Twitter)

A possível compra pela Binance da corretora de criptomoedas rival FTX nesta terça-feira (8) já atrai preocupações de especialistas sobre se o negócio pode ser aprovado por autoridades dos EUA e Europa dentro da legislação antitruste – as leis que promovem a concorrência e evitam monopólios injustificados, de forma que não haja um comportamento anticompetitivo.

A Binance é a maior exchange de criptomoedas do mundo em volume, enquanto a FTX está entre as cinco principais, segundo dados do Coingecko.

Publicidade

Pouco após o anúncio da compra feito pelo CEO da Binance, o professor associado da Universidade de Amsterdã, Thibault Schrepel, que é especializado em questões de blockchain e antitruste, fez um alerta ao portal Coindesk de que reguladores em todo o mundo têm poder interferir nesse tipo de negociação.

“Da próxima vez, antes de postar, verifique se o seu tweet está em conformidade com as leis antitruste”, escreveu Schrepel, acrescentando: “Eu não ficaria surpreso ao encontrar esse tweet em um processo judicial”.

Nos EUA, comentou o Coindesk, leis antitruste como a ‘Sherman Act’ proíbem os concorrentes de agir para proteger uns aos outros. 

Para Schrepel, “isso sugere um acordo ilegal. As leis dos EUA, concluiu o especialista, “se aplicariam, pois o acordo afeta toda a empresa, incluindo as operações nos EUA”.

Publicidade

Na Europa, a negociação também pode acabar sendo vista da mesma forma que nos EUA. Isso poderia dificultar a aprovação da operação pelas leis de fusões e aquisições em vigor no continente.

Acordos entre os principais players do mercado que disputam os mesmos clientes provavelmente serão de particular interesse para os reguladores, explica a reportagem, ressaltando que para negócios maiores, a Comissão Europeia pode multar as empresas em até 10% do faturamento caso se precipitem em tal acordo, ou seja, passem a operar de forma conjunta cedo demais.

Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto. Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

VOCÊ PODE GOSTAR
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

Metade da população brasileira deve adotar criptoativos até 2030, aponta estudo do MB

Até 2030, o número de investidores pode atingir até mesmo metade da população brasileira, que representaria  quase 120 milhões de brasileiros
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin se mantém em US$ 62 mil após revelação de suposto Satoshi não convencer comunidade

Manhã Cripto: Bitcoin se mantém em US$ 62 mil após revelação de suposto Satoshi não convencer comunidade

Assim como em tentativas anteriores de desvendar a identidade de Satoshi, o documentário da HBO falhou em apresentar provas concretas
Chefe de compliance da Binance, Tigran Gambaryan é fotografado na Nigéria

Executivo da Binance tem fiança negada apesar de “cumprir todos os requisitos”, diz família

Tigran Gambaryan sofreu “inúmeros sustos relacionados à saúde”, disse o porta-voz da família
Imagem da matéria: Retornos de staking do Ethereum podem superar taxas de juros dos EUA e impulsionar preços

Retornos de staking do Ethereum podem superar taxas de juros dos EUA e impulsionar preços

Segundo especialistas, espera-se que um “efeito duplo” reduza a diferença entre os retornos de staking de ETH e as taxas tradicionais sem risco nos próximos trimestres