Imagem da matéria: Reguladores antitruste podem interferir em acordo entre FTX e Binance, diz especialista
CZ e SBF na época em que eram amigos (Foto: Reprodução/Twitter)

A possível compra pela Binance da corretora de criptomoedas rival FTX nesta terça-feira (8) já atrai preocupações de especialistas sobre se o negócio pode ser aprovado por autoridades dos EUA e Europa dentro da legislação antitruste – as leis que promovem a concorrência e evitam monopólios injustificados, de forma que não haja um comportamento anticompetitivo.

A Binance é a maior exchange de criptomoedas do mundo em volume, enquanto a FTX está entre as cinco principais, segundo dados do Coingecko.

Publicidade

Pouco após o anúncio da compra feito pelo CEO da Binance, o professor associado da Universidade de Amsterdã, Thibault Schrepel, que é especializado em questões de blockchain e antitruste, fez um alerta ao portal Coindesk de que reguladores em todo o mundo têm poder interferir nesse tipo de negociação.

“Da próxima vez, antes de postar, verifique se o seu tweet está em conformidade com as leis antitruste”, escreveu Schrepel, acrescentando: “Eu não ficaria surpreso ao encontrar esse tweet em um processo judicial”.

Nos EUA, comentou o Coindesk, leis antitruste como a ‘Sherman Act’ proíbem os concorrentes de agir para proteger uns aos outros. 

Para Schrepel, “isso sugere um acordo ilegal. As leis dos EUA, concluiu o especialista, “se aplicariam, pois o acordo afeta toda a empresa, incluindo as operações nos EUA”.

Publicidade

Na Europa, a negociação também pode acabar sendo vista da mesma forma que nos EUA. Isso poderia dificultar a aprovação da operação pelas leis de fusões e aquisições em vigor no continente.

Acordos entre os principais players do mercado que disputam os mesmos clientes provavelmente serão de particular interesse para os reguladores, explica a reportagem, ressaltando que para negócios maiores, a Comissão Europeia pode multar as empresas em até 10% do faturamento caso se precipitem em tal acordo, ou seja, passem a operar de forma conjunta cedo demais.

Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto. Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin abre semana em alta de 2,8%; Grandes investidores do Japão e EUA ganham exposição ao BTC

Manhã Cripto: Bitcoin abre semana em alta de 2,8%; Grandes investidores do Japão e EUA ganham exposição ao BTC

Wells Fargo dos EUA e a Metaplanet do Japão anunciaram novos investimentos no Bitcoin
tornado cash 1

Desenvolvedor do Tornado Cash é condenado a 5 anos de prisão por lavagem de dinheiro

“O Tornado Cash, em sua natureza e funcionamento, é uma ferramenta destinada a criminosos”, disse um dos juízes ao condenar Alexey Pertsev
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
Imagem da matéria: Minerador sortudo de Bitcoin resolve bloco sozinho e fatura R$ 1 milhão

Minerador sortudo de Bitcoin resolve bloco sozinho e fatura R$ 1 milhão

Minerador solo completou o bloco 843.231 do Bitcoin usando software da CKpool