Imagem da matéria: Reforma do Código Civil prevê inclusão de criptomoedas em herança digital
Senado Federal. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Após meses de propostas e encontros, esta semana, uma comissão de juristas criada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), passa a discutir o relatório final e uma minuta de projeto para reformular o Código Civil brasileiro, que abrange, entre outros tópicos, até criptomoedas.

Em vigor desde 2003, o Código Civil tem sido foco de debates sobre uma atualização já há algum tempo, mas foi apenas em agosto do ano passado que foi criado um grupo para realmente estudar e sugerir mudanças no código, que reúne normas para as relações entre pessoas jurídicas e físicas.

Publicidade

Entre as mudanças propostas está a do reconhecimento da chamada herança digital, que inclui criptomoedas, ou seja, senhas de wallets e de acesso à exchanges, além das senhas de redes sociais e de programas de milhas aéreas, por exemplo.

Esse tema já existe, mas não está descrito em lei ainda. Caso seja aprovada a mudança do código, a herança digital, portanto, passa a ser descrita como regra oficial.

Com o novo texto, o patrimônio poderá ser herdado e descrito em testamento.

Herança de criptomoedas

Vale ressaltar, porém, que no caso das criptomoedas essas novas regras irão favorecer principalmente o processo de herança de contas em exchanges, que poderão transmitir as contas ou os valores delas para os herdeiros de forma mais rápida e com respaldo na lei.

Para os portadores de wallets individuais a única opção será se o falecido passar a senha ao herdeiro em testamento. Caso contrário, não haverá maneira para que o acesso seja feito, já que não existe uma empresa ou órgão que poderá obter as criptomoedas para repassá-las.

Publicidade

Sobre os temas que fazem parte do patrimônio digital e poderão ser transmitidos por herança, a exceção será o arquivo de mensagens privadas, que não poderá ser acessado pelos herdeiros, salvo por vontade expressa da pessoa falecida ou por decisão judicial.

Além disso, o novo código determina que representantes ou herdeiros poderão pedir a exclusão de perfis em redes sociais da pessoa falecida, desde que não haja vontade contrária expressa. Caso o morto não tenha representante legal, o perfil será excluído em 180 dias.

VOCÊ PODE GOSTAR
Martelo de juiz

Suposto golpista de criptomoedas que se inspirou no “Lobo de Wall Street” tem prisão revogada

Eduardo Rodrigues havia sido extraditado de Portugal para o Brasil após ser preso com outros suspeitos de um golpe milionário
Imagem da matéria: EigenLayer: Protocolo de restaking do Ethereum anuncia airdrop de novo token

EigenLayer: Protocolo de restaking do Ethereum anuncia airdrop de novo token

A Eigen Foundation vai começar a distribuir seu novo token EIGEN em 10 de maio; veja como será o aidrop
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Criadores da Samourai Wallet são presos por lavagem de dinheiro; Bitcoin cai abaixo de US$ 64 mil

Manhã Cripto: Criadores da Samourai Wallet são presos por lavagem de dinheiro; Bitcoin cai abaixo de US$ 64 mil

Promotores dos EUA acusam cofundadores da Samourai Wallet de lavagem de dinheiro e de operar um negócio de transmissão de fundos não licenciado
Imagem da matéria: Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Uma década após uma tentativa inicial de dar suporte para pagamentos em Bitcoin, a Stripe agora enxerga um futuro impulsionado por stablecoins