Recurso de “vale-NFT” do OpenSea pode abrir caminho para golpes

O recurso pode dar a entender que um NFT está sendo comprado por uma celebridade, o que alteraria o preço das peças da coleção
Imagem da matéria: Recurso de “vale-NFT” do OpenSea pode abrir caminho para golpes

(Foto: Shutterstock)

Um novo recurso de “vale-presente” no principal mercado de tokens não fungíveis (ou NFT, na sigla em inglês) OpenSea está gerando confusão sobre transações mal categorizadas — algo que pode ser explorado por traders de NFT mal intencionados.

NFTs — tokens exclusivos e desenvolvidos em blockchain que representam a propriedade sobre itens digitais — agora podem ser enviados diretamente para qualquer carteira durante o processo de compra no OpenSea. Assim, traders podem comprar um NFT com ether (ETH) de uma carteira, mas enviar o NFT a outra carteira em uma só transação.

Publicidade

Em alguns rastreadores externos de carteira — aplicativos de negociação que ficam atentos a aquisições feitas por influenciadores e celebridades —, o novo recurso lançado na última sexta-feira (29) faz parecer que o remetente adquiriu o NFT para si.

O recurso já está supostamente sendo “explorado” para fazer parecer como se figuras e influenciadores, como Gary Vaynerchuk, estivessem comprando NFTs de diversas coleções, de acordo com um tuíte do anônimo fundador da história em quadrinhos (ou HQ), “JakeandBake”.

Opensea implemented a new feature and it’s being exploited.

You can buy an item on behalf of a different wallet address.

People are buying on behalf of @garyvee, @pranksy, and other influencers. Wallet trackers show it as them buying the NFT themselves. Then people fomo in. 🤦‍♂️ pic.twitter.com/2h0JLb2x0n

— Jake (@JakeAndBakeNFT) July 31, 2022

Embora isso não seja uma grande preocupação para traders comuns de NFTs, pode fazer com que traders mais sérios que rastreiam a atividade de compra por celebridades e influenciadores sejam enganados ao comprar determinadas coleções, o que poderia fazer com que eles pagassem mais por um item do que ele realmente vale.

Alguns traders NFT compram e vendem ativos com base no que traders de “smart money” estão fazendo e os copiam, e isso é ainda mais válido quando alguém que possui uma legião de seguidores fiéis, como Vaynerchuk, investe em uma coleção.

Publicidade

“Ai… primeiro [por favor…]. Ninguém compre porra(sic) alguma só porque eu comprei”, tuitou Vaynerchuk, acrescentando esperar que o problema seja “abordado”.

“Não comprem com base em [minhas escolhas]”, enfatizou.

Ugh – first pls -no one ever buy anything f just cause I do, I buy what I like and 99.99% for long term hodl while for some flipping is their intent .. #2 I hope we can get this slighted addressed so people don’t get fooled – that said, pls for the 1000 time don’t buy based on me

— Gary Vaynerchuk (@garyvee) July 31, 2022

O influenciador NFT Farokh Sarmad também compartilhou suas preocupações sobre o novo recurso. “Ei… É a pior atualização que eu já vi… Que porra (sic) é essa”, tuitou.

Um representante do OpenSea reconheceu o problema em um e-mail enviado ao Decrypt na segunda-feira (1º), mas enfatizou que o problema “não é uma vulnerabilidade” e é “o resultado da má interpretação dos dados”.

“Parece que rastreadores externos de carteira estão classificando erroneamente essas ações como aquisições pelo recebedor do presente”, acrescentou a empresa em um tuíte.

Publicidade

A empresa também alega que “poderia ter feito um trabalho menor ao ter alertado aplicativos e desenvolvedores externos, pois isso exige um ajuste à forma como exibem dados de transações. Estamos fazendo esse trabalho agora”.

Thanks to the community for flagging this, especially @jakeandbakeNFT @brawlers42 & @GrapeDutch619.

We could have done a better job giving 3rd party apps & developers a heads up, as this requires a tweak to the way they display transaction data. We’re doing this work now.

— OpenSea (@opensea) August 1, 2022

Apesar do novo recurso do OpenSea, Ninjalerts — um agregador dos “compradores mais importantes de NFTs”, segundo sua página no Twittter — alega que seus dados ainda são precisos. “Isso não vale para o Ninjalerts”, tuitou o CEO trevor.btc.

“Analisamos os dados crus na blockchain. Não dependemos da API [interface de programação de aplicação] do OpenSea. Apenas rastreadores de carteira que dependem da API do OpenSea serão explorados.”

Moby Insights — outro rastreador de carteiras NFT — alega que já lançou uma correção em resposta ao novo recurso. “A forma como lemos as transferências da blockchain ainda permitiu que fosse explorada”, respondeu um representante no Twitter. “Acabamos de lançar uma correção para ela.”

Esta não é a primeira vez que a API do OpenSea gera preocupação. Em janeiro, um bug na interface de usuários (ou UI) permitiu que alguns compradores oportunistas roubassem NFTs da coleção Bored Ape Yacht Club (ou BAYC) a preços antigos de listagem que não eram mostrados claramente no site.

Publicidade

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Crypto Class, o momento da virada: Curso exclusivo com André Franco, para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga agora!