Já existem mais de 5.000 caixas eletrônicos de Bitcoin em todo o mundo
Mulher usando um caixa eletrônico de Bitcoin (Foto: Shutterstock)

O Internal Revenue Service (IRS), que é a Receita Federal dos EUA, está de olho nas atividade de troca de dinheiro por bitcoin por meio dos caixas eletrônicos (ATM), próprios para a compra da criptomoeda. Segundo o Bloomberg Law, a autoridade visa combater a sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.

John Fort, chefe de investigação criminal do IRS comentou sobre o assunto durante uma conferência sobre blockchain que aconteceu na semana passada em Nova York.

Publicidade

Segundo ele, se a pessoa pode inserir dinheiro e ‘sacar’ bitcoin, obviamente as autoridades estão interessadas em saber qual é a fonte desses recursos.

Fort ressaltou que os usuários do serviço são obrigados a cumprir os mesmos regulamentos contra lavagem de dinheiro e que a agência está interessada em analisar os problemas de conformidade.

O diretor afirmou que até o momento não houve nenhum caso público registrado, mas que há alguns casos sob investigação em relação a questões tributárias em criptomoedas.

No entanto, ele acredita que por ser um setor que falta transparência e visibilidade, o novo mercado tem potencial para burlar as regras.

Publicidade

O Bloomberg acrescentou ainda que o IRS também está de olho nas bolsas onde são negociadas criptomoedas — exchanges baseadas nos EUA e no exterior.

Caixas eletrônicos de Bitcoin

De acordo com dados do site Coin ATM Radar, o número de caixas eletrônicos de bitcoin já ultrapassa a casa dos 6.000, um novo recorde global. A maior parte deles está localizada nos EUA.

O país ostenta mais da metade dos equipamentos: 4.133 unidades, cerca de 65% do total. Canadá e Reino Unido vêm respectivamente depois, com 732 e 295 pontos.

No site, o Brasil aparece com apenas uma instalação de caixa eletrônico de bitcoin. O equipamento, instalado pela CoinWave, fica em Balneário Camboriú, município em Santa Catarina.

Publicidade

Contudo, as maiores movimentações das criptomoedas são realizadas através de exchanges, carteiras online e também serviços P2p.

Segundo o Coin ATM Radar todos esses serviços já somam quase 150.000 plataformas em todo o mundo.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Queda de 15% do Bitcoin: entenda motivos e saiba para onde o mercado vai

Queda de 15% do Bitcoin: entenda motivos e saiba para onde o mercado vai

Dados recém divulgados da economia dos Estados Unidos e um receio de venda em massa de Bitcoin são motores para desvalorização
mark cuban

Mark Cuban prefere ter Bitcoin do que ouro em uma economia ruim: “Tem mais valor”

Jurado do Shark Tank e bilionário, Mark Cuban afirma que Bitcoin seria mais fácil de usar como meio de pagamento do que metais preciosos
Imagem da matéria: Trump deve publicar ordem executiva sobre criptomoedas no dia da posse

Trump deve publicar ordem executiva sobre criptomoedas no dia da posse

Trump provavelmente dará continuidade a uma ordem executiva inicial sobre criptoativos com várias diretrizes mais elaboradas que afetam a CFTC, a SEC e o Departamento de Estado
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin cai para US$ 95 mil em queda generalizada das criptomoedas

Manhã Cripto: Bitcoin cai para US$ 95 mil em queda generalizada das criptomoedas

Apesar do otimismo, analistas preveem um janeiro instável para as criptomoedas devido aos riscos estruturais que pairam sobre o mercado