Imagem de várias máquinas de mineração de criptomoedas
Foto: Shutterstock

A Administração Federal de Receitas Públicas (AFIP, na sigla em espanhol), a Receita Federal da Argentina, deu início a uma série de ações contra o setor de mineração de criptomoedas no país, fechando pelo menos três pontos em Córdoba, San Juan e Buenos Aires.

A primeira operação contra os mineradores ocorreu na província de San Juan na última terça-feira (06). Lá, as autoridades encontraram um produtor agrícola que abrigava rigs de mineração em uma área de resfriamento de frutas, descreve o site Coindesk.

Publicidade

Em outra operação na quinta-feira (08), a AFIP realizou uma operação na província de Córdoba, embora não tenham sido divulgados mais detalhes oficialmente.

A operação que chamou mais atenção ocorreu em Buenos Aires, capital da Argentina, por conta da informação oficial das máquinas apreendidas — dentro do local, a AFIP encontrou 142 equipamentos e 1.355 placas de vídeo.

Segundo o órgão, um dos centros de mineração de criptomoedas funcionava em imóvel declarado para outros fins comerciais, cuja documentação não podia justificar os elementos ali encontrados, ou seja, os mineradores estavam trabalhando em uma propriedade registrada para outros fins comerciais.

Poucas empresas de mineração de criptomoedas na Argentina operam legalmente, comenta o Coindesk. Logo, a maioria, e principalmente o pequeno minerador, realiza a atividade secretamente para evitar o pagamento de impostos e aproveitar as tarifas de eletricidade residencial, que saem muito mais baratas que as das empresas.

Publicidade


Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto. Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

You May Also Like
Imagem da matéria: PF indicia 23 pessoas por lavagem de dinheiro através da gestora cripto Titanium Asset

PF indicia 23 pessoas por lavagem de dinheiro através da gestora cripto Titanium Asset

Segundo a PF, o dinheiro obtido ilegalmente pela Sbaraini foi integrado ao mercado de capitais por meio dos fundos de investimento cripto da Titanium Asset
Cachorro com chapéu da criptomoeda Dogwifhat

Investidor compra NFT da foto do Dogwifhat por R$ 21 milhões

O doguinho com touca de crochê por trás da memecoin Dogwifhat (WIF) continua fazendo sucesso e já é a 42ª moeda mais valiosa do mercado
Moedas de ethereum e bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum perdem terreno em semana volátil; OKX sai da Índia

Especialistas alertam que a tendência é de que o BTC permaneça volátil até o próximo halving
Imagem da matéria: Polícia Federal não sabe dizer quantas criptomoedas tem sob custódia

Polícia Federal não sabe dizer quantas criptomoedas tem sob custódia

Mesmo não sabendo precisar a quantidade, a PF foi capaz de identificar os 291 tipos de ativos que já apreendeu no passado