Imagem de várias máquinas de mineração de criptomoedas
Foto: Shutterstock

A Administração Federal de Receitas Públicas (AFIP, na sigla em espanhol), a Receita Federal da Argentina, deu início a uma série de ações contra o setor de mineração de criptomoedas no país, fechando pelo menos três pontos em Córdoba, San Juan e Buenos Aires.

A primeira operação contra os mineradores ocorreu na província de San Juan na última terça-feira (06). Lá, as autoridades encontraram um produtor agrícola que abrigava rigs de mineração em uma área de resfriamento de frutas, descreve o site Coindesk.

Publicidade

Em outra operação na quinta-feira (08), a AFIP realizou uma operação na província de Córdoba, embora não tenham sido divulgados mais detalhes oficialmente.

A operação que chamou mais atenção ocorreu em Buenos Aires, capital da Argentina, por conta da informação oficial das máquinas apreendidas — dentro do local, a AFIP encontrou 142 equipamentos e 1.355 placas de vídeo.

Segundo o órgão, um dos centros de mineração de criptomoedas funcionava em imóvel declarado para outros fins comerciais, cuja documentação não podia justificar os elementos ali encontrados, ou seja, os mineradores estavam trabalhando em uma propriedade registrada para outros fins comerciais.

Poucas empresas de mineração de criptomoedas na Argentina operam legalmente, comenta o Coindesk. Logo, a maioria, e principalmente o pequeno minerador, realiza a atividade secretamente para evitar o pagamento de impostos e aproveitar as tarifas de eletricidade residencial, que saem muito mais baratas que as das empresas.

Publicidade


Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto. Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ethereum tem melhor sequência de alta em 3 anos e pode saltar 60% se ETF for aprovado, dizem analistas

Ethereum tem melhor sequência de alta em 3 anos e pode saltar 60% se ETF for aprovado, dizem analistas

Se a SEC aprovar os pedidos de ETF de Ethereum nesta quinta-feira, enviará um sinal positivo que pode levar o ativo a disparar, assim como ocorreu com o Bitcoin em janeiro
Imagem da matéria: BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

Blockchain deve chegar com casos de uso: diploma digital pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e uma cadeia de custódia de provas
Imagem da matéria: Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Em maio de 2022, o ecossistema da Terra (LUNA) entrou em uma “espiral da morte” que levou uma das criptomoedas consideradas mais promissoras daquele ano a cair para zero em 24 horas
Hacker com capuz sorri no escuro

“Fizemos besteira”: Gala Games confirma hack de de R$ 1,2 bilhão

Um invasor usou um exploit para cunhar e roubar 5 bilhões de tokens da Gala Games (GALA)