Imagem da matéria: Quem é o juiz que vai decidir o destino do criador da FTX
(Foto: Shutterstock)

Um juiz que lidou com processos contra o príncipe britânico Andrew e o ex-presidente americano Donald Trump agora irá supervisionar o julgamento criminal federal de Sam Bankman-Fried, criador da falida corretora criptomoedas FTX.

O juiz Lewis Kaplan substituiu seu colega Ronnie Abrams na segunda-feira (26), depois que Abrams se recusou a prosseguir com o caso devido a um potencial conflito de interesses – o marido dela trabalhou como advogado para a corretora em um processo anterior.

Publicidade

O juiz Kaplan supervisionou uma série de julgamentos de alto nível, incluindo um processo o príncipe Andrew, duque de York, o segundo filho da rainha Elizabeth II, por uma suposta agressão sexual. O caso foi resolvido em fevereiro.

Ele também está atualmente supervisionando um processo movido pela ex-jornalista E. Jean Carroll, que acusa Donald Trump de difamação quando ele negou que a estuprou na década de 1990. Presidiu ainda uma ação civil contra o ator Kevin Spacey por um suposto “indesejado avanço sexual”.

O juiz de 78 anos é descrito pela mídia dos EUA como tendo um estilo “sério” e é conhecido por decisões rápidas. Ele também não é estranho ao mundo da criptografia: ele supervisionou o primeiro processo federal de fraude em títulos de Bitcoin.

O juiz americano Lewis Kaplan (Divulgação Justiça dos EUA)

Acusações contra o líder da FTX

Bankman-Fried, conhecido como SBF na comunidade cripto, está enfrentando oito acusações criminais, incluindo fraude eletrônica e conspiração para cometer lavagem de dinheiro.

Publicidade

Bankman-Fried foi libertado na semana passada sob fiança pré-julgamento de $ 250 milhões, depois de ser extraditado para os EUA das Bahamas, onde a FTX está sediada.

Bankman-Fried se tornou uma das pessoas mais ricas do mundo com seu império na FTX. Mas a empresa implodiu no mês passado – de longe a queda mais dramática da história da indústria de criptomoedas – levando consigo a maior parte do mercado.

Alega-se que Bankman-Fried cometeu fraude usando fundos de investidores da exchenge para fazer apostas arriscadas por meio da subsidiária Alameda Research, que ele também fundou.

A Unidade de Fraudes Complexas e Crimes Cibernéticos do Ministério Público do Distrito Sul de Nova York está cuidando do caso.

Publicidade

O novo CEO da FTX, John J Ray III, que lidou com o processo de falência da Enron, disse que, mesmo com sua vasta experiência, a confusão da FTX foi chocante – alegando que “um grupo muito pequeno de indivíduos grosseiramente inexperientes e pouco sofisticados” levou ao seu colapso.

*Traduzido com autorização do Decrypt

Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB

VOCÊ PODE GOSTAR
Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino

Cúmplices de pirâmide do “Sheik das Criptomoedas” se declaram culpados nos EUA

Nestor Nunez e Ramon Perez atuaram na Forcount, uma pirâmide liderada por Francisley da Silva para fraudar falantes da língua espanhola
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Worldcoin (WLD) sobe 40% após estender bloqueio de tokens por mais 2 anos

Parte dos tokens foi bloqueada para permitir que o protocolo amadurecesse, explicou a empresa
Joe Biden posa para foto

Mercados de previsão cripto enlouquecem com desistência de Biden e apoio a Kamala Harris

Os mercados da Polymarket reagiram com volatilidade, com Trump liderando na plataforma e Harris o superando no voto popular
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum oscila em grande dia de estreia dos ETFs

Manhã Cripto: Ethereum oscila em grande dia de estreia dos ETFs

Os ETFs à vista de Ethereum finalmente vão estrear hoje nos EUA