moeda do bitcoin com logo da nasdaq ao fundo
Shutterstock

Quatro empresas de mineração de criptomoedas listadas na bolsa de valores dos EUA viram suas ações superarem as da Apple e da Amazon em 2023. Cipher Mining; Marathon Digital; CleanSpark; e Riot Blockchain fecham o ano dentro de um grupo com os dez melhores desempenhos de Wall Street.

A Apple, que anunciou seu headset Vision Pro em junho, viu o preço de suas ações crescer 55% em 2023. Enquanto isso, as ações da Amazon subiram 79% à medida que sua divisão AWS pressionava por produtos focados em IA, descreve uma publicação do Cryptopotato.

Publicidade

Mesmo com esses números positivos, suas ações não chegaram ao top 10 em termos de retornos anuais em 2023. Por sua vez, o grupo de empresas cripto tiveram os seguintes desempenhos:

  • Cipher Mining (CIFR) — em terceiro lugar em todo o ano, após ganhar 1.042% em 12 meses;
  • Marathon Digital (MARA)  — em quarto lugar com ROI de 783%;
  • CleanSpark (CLSK)  — sobe 590% e ocupa o sétimo lugar em Wall Street;
  • Riot Blockchain (RIOT) — na décima posição com ganhos de 430% em um ano.

Os números, portanto, sugerem que o interesse dos principais investidores em criptomoedas está aumentando, comenta a publicação, indo de encontro aos comentários recentes do CEO da Galaxy Digital, Michael Novogratz.

“As ações de criptomoedas estão sendo negociadas quase como uma mania”, disse ele à CNBC há cerca de duas semanas.

Vale ressaltar que ventos favoráveis ​​em 2023 para mineradores decorre da alta no preço do Bitcoin (BTC), que ao valorizar acima de 150% no ano também aqueceu o mercado das altcoins. Ethereum (ETH) e Solana (SOL), por exemplo, tiveram altas significativas no ano.

Publicidade

Mas muita coisa ainda pode estar por vir. Isso porque 2024 começa com um hype em cima de uma possível aprovação de ETF de Bitcoin à vista (spot) pela SEC dos EUA, o que pode trazer muitos milhões de dólares para o mercado cripto.

Fora isso, ainda tem pela frente o halving da rede Bitcoin, em abril, um evento programado que historicamente contribui tanto na elevação do preço da maior criptomoeda do mundo quanto no seu status de reserva de valor.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração mostra moeda à frente da lua

Bitcoin bate US$ 86 mil enquanto liquidações de criptomoedas ultrapassam US$ 680 milhões

O Bitcoin subiu 27% em uma semana, continuando a atingir novas máximas históricas
Imagem da matéria: Memecoins disparam com Trump, Fed e Elon Musk; Dogecoin salta quase 30%

Memecoins disparam com Trump, Fed e Elon Musk; Dogecoin salta quase 30%

Os ventos favoráveis estão ajudando a alimentar o otimismo no setor cripto, incluindo as adoráveis memecoins inspiradas em cachorros e até no Elon Musk
Imagem da matéria: Promotor da BeeFund culpa clientes por fundos bloqueados: "Culpado é você, não eu"

Promotor da BeeFund culpa clientes por fundos bloqueados: “Culpado é você, não eu”

Wagner Oliver, promotor da BeeFund, disse em live que não defende a plataforma e que problema com a exchange SuperEx é culpa dos próprios clientes
Presidente da Argentina Javier Milei - foto Instagram

“Não deixem que os Estados controlem as criptomoedas”, diz Javier Milei

O presidente da Argentina aproveitou seu discurso em um evento da Meta para mandar o recado aos investidores de criptomoedas