Quando o fundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, sairá da prisão?

Ex-CEO da Binance, CZ foi sentenciado a quatro meses de prisão no dia 30 de abril, mas demorou várias semanas para começar a cumprir a pena
Fundador da Binance Changpeng Zhao posa para foto

Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance (Foto: Decrypt)

Com a chegada de agosto, alguns entusiastas da exchange de criptomoedas Binance esperavam que o fundador da empresa, Changpeng “CZ” Zhao, fosse liberado da prisão no dia 30. No entanto, muitos não perceberam que ele não será solto este mês.

CZ foi condenado a quatro meses de prisão no dia 30 de abril pelo juiz distrital dos Estados Unidos, Richard Jones. A questão é que muitas pessoas acham que o ex-CEO da Binance entrou na penitenciária no mesmo dia, o que não aconteceu.

Publicidade

Os advogados de CZ dos escritórios Quinn Emanuel Urquhart & Sullivan, Davis Wright Tremaine e Latham & Watkins trabalharam bastante para garantir que o executivo ganhasse algumas semanas extras de liberdade.

Diante disso, no dia 16 de maio, CZ ainda não havia dado entrada na custódia do Bureau of Prisons e foi somente alguns dias depois que os envolvidos decidiram um prazo para o início do cumprimento da sentença, no fim de maio.

Segundo dados do Bureau of Prisons, CZ não está preso em Seatac, como previsto inicialmente, mas sim na Federal Correctional Institution Lompoc II, uma prisão federal de baixa segurança a três horas de Los Angeles.

E com todo esse cenário, a resposta certa para quando CZ deixará a prisão é praticamente um mês após o que muitos estão esperando: dia 29 de setembro.

Publicidade

Fundação e saída de CZ da Binance

A Binance foi fundada por Changpeng Zhao em 2017 e rapidamente ascendeu ao posto de corretora com maior volume de mercado do mundo. No início de 2023, chegou a ter o controle de 55% do mercado de compra e venda de criptomoedas.

Em novembro do ano passado, a empresa concordou em pagar uma multa de US$ 4,3 bilhões (R$ 21 bilhões) por crimes financeiros investigados nos EUA. Parte do acordo incluía a saída de Changpeng Zhao do comando e sua responsabilização pelos ocorridos.

No fim de abril deste ano, CZ foi condenado a quatro meses por uma corte federal dos Estados Unidos após ele ter admitido ser culpado de não implementar medidas de prevenção à lavagem de dinheiro que são obrigatórias.