Imagem da matéria: Quando Big Data e Blockchain se Juntarem Será um Divisor de Águas

A tecnologia Blockchain pode mudar drasticamente a maneira como os dados são gerenciados e analisados.

Levando Big Data ao próximo nível

Os contratos inteligentes foram o principal “veículo” que impulsionou inovações na blockchain. O uso mais comum de contratos inteligentes é o Initial Coin Offerings (ICO), e eles provaram ser um método extremamente seguro e eficaz para captação de recursos. Mas os contratos inteligentes podem não ser o único “veículo” que impulsionará a blockchain.

Publicidade

Big Data é uma área onde a tecnologia blockchain pode melhorar drasticamente o setor ao minimizar custos e aumentar a quantidade de dados que podem ser processados. Ao armazenar dados em uma blockchain pública, as empresas Big Data podem economizar muito dinheiro no armazenamento de dados e podem processar mais dados mais rapidamente do que uma solução centralizada.

Grandes Players

Alguns projetos baseados em blockchain já começaram a oferecer esse serviço no nível empresarial. Storj, Filecoin, MaidSafe e Sia são apenas alguns desses projetos. Seu objetivo comum é oferecer um serviço que armazene dados na blockchain em vez de servidores. Os dados podem ser armazenados em uma rede descentralizada de usuários e ser validados através de uma blockchain pública.

Esse conceito poderia reduzir fortemente os custos dos data centers e torná-lo uma solução mais econômica para empresas que desejam armazenar seus dados na nuvem. Alguns dos projetos acima permitem aos usuários alugar o espaço de armazenamento não utilizado e ganhar dinheiro ou moedas.

Mas o maior recurso deste conceito é a forma como os dados são tratados.

Ao contrário das soluções tradicionais de armazenamento de dados como o Dropbox, essas soluções baseadas em blocos não terão acesso direto aos dados armazenados na rede. Isso eliminaria completamente o risco de tentativas de invasão e violações de privacidade. Essencialmente, apenas os usuários serão verdadeiramente proprietários dos dados e não correrão o risco de os fornecedores de armazenamento venderem seus dados para o maior licitante.

Talvez você queira ler
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

O poder dos jogos cripto aumenta: carteiras ativas diárias atingem um milhão

O número de carteiras únicas cresceu aos milhões nos meses de setembro e outubro
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

FMI publica manual de CBDC e cobra maior proatividade de países na criação de moedas digitais 

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
hackers em frente a computadores

Hackers atacam duas exchanges no mesmo dia e uma perde R$ 43 milhões

As exchanges descentralizadas Trader Joe e dYdX foram alvo de hackers na última sexta-feira (17); veja detalhes