Imagem da matéria: Quais são as cinco melhores mensagens secretas escondidas na blockchain do Bitcoin
Foto: Shutterstock

O blockchain do Bitcoin não é apenas um registro de transações, mas também de mensagens. Mineradores e usuários versados ​​em esteganografia – a arte de ocultar uma mensagem, imagem, vídeo ou outros dados dentro de um arquivo comum – têm ocultado dados no blockchain desde que o primeiro bloco foi extraído em 2009.

Como resultado, o blockchain do Bitcoin se tornou uma vasta coleção de mensagens ocultas, cobrindo tudo, desde o suporte para alterações de protocolo de mineradores de Bitcoin a manchetes de jornais, palavrões, arte, música e filmes, juntamente com registros de casamentos, obituários e nascimento de pelo menos uma criança.

Publicidade

Esse abuso criativo do protocolo de transação mais inovador de nossos tempos certamente fornecerá aos historiadores do futuro um artefato cultural único. Mesmo se o Bitcoin morresse, centenas de milhares de cópias do blockchain permaneceriam. Essas mensagens, indiscutivelmente, existirão enquanto a humanidade, e projetos como Doomsday Blockchain e Messages from the Mines estão determinados a imortalizá-los.

Aqui estão alguns dos mais icônicos

1 – A manchete The Times no bloco Genesis

A mensagem mais famosa do Bitcoin está contida no primeiro bloco minerado.

A mensagem contida no bloco Genesis do Bitcoin. Imagem: Blockchair

A mensagem foi incluida por Satoshi Nakamoto e consiste na manchete da primeira página do jornal The Times, de 3 de janeiro de 2009: “Chanceler à beira do segundo resgate para bancos”.

A manchete refere-se a mais resgates de bancos britânicos durante a crise financeira de 2008, que Nakamoto usou para chamar a atenção para a nova moeda peer-to-peer que ele esperava um dia substituiria um sistema monetário vigente.

2 – A mensagem do halving de 2020

O Bitcoin passa por um evento chamado halving a cada quatro anos, um processo é reduzido pela metade as recompensas dos bloco minerados. O evento ocorre de acordo com as regras predefinidas no código do Bitcoin; as recompensas da mineração são cortadas pela metade e muitas vezes estão associadas a um aumento no preço. Como resultado, tornou-se uma espécie de divisor de águas para os investidores do Bitcoin.

Publicidade

No último halving, em maio de 2020, no penúltimo bloco, 629.999, a mineradora F2Pool optou por homenagear a origem do Bitcoin, e imortalizar a nova crise financeira. Eles incluíam uma manchete do New York Times, datada de 9 de abril de 2020, que dizia: “Com injeção de US$ 2,3 trilhões, o plano do Fed supera em muito o resgate de 2008”.

3 – Julian Assange: “Estamos bem”

Em 2016, rumores de que o fundador do Wikileaks, Julian Assange, estava morto circulavam no fórum do 8chan. Temendo que sua conta no Twitter tivesse sido comprometida, o Wikileaks optou por uma resposta incomum.

A mensagem do Wikileaks. Imagem: NeedFUD

Usando vários endereços de Bitcoin diferentes pertencentes ao Wikileaks, a organização sem fins lucrativos publicou a notícia: “Estamos bem 8chan”. O usuário khan do Steemit documentou as transações aqui.

Esta não é a única vez que o Wikileaks usou o blockchain do Bitcoin para mensagens. De acordo com o pesquisador de dados Ken Shiriff, eles também incorporaram um arquivo de 2,5 megabytes no “Cablegate” com uma mensagem para o inventor do Bitcoin: “Liberdade de expressão e livre iniciativa! Obrigado Satoshi! ”

Publicidade

4 – Tributo a Len Sassaman

Uma homenagem ao criptógrafo Len Sassaman foi colocada no blockchain do Bitcoin após sua morte, pelos colegas programadores Dan Kaminsky e Travis Goodspeed.

A homenagem a Len Sassaman. Imagem: Messages from the mines.

5 – Uma mensagem bíblica para se proteger contra a “Marca da Besta”

Quando o bloco 666.666 aconteceu em janeiro de 2020, um minerador decidiu que uma proteção extra era necessária e inscreveu uma mensagem bíblica no bloco.

O número, 666.666, a chamada “Marca da Besta”, está associado ao Diabo ou ao Anticristo. A mensagem deixada no bloco, de acordo com o guia de significado bíblico Bibref, pode ser interpretada como significando viver para o bem dos outros, ser honesto consigo mesmo e superar o mal com o bem – um aceno ao etos central do Bitcoin: um sistema monetário justo e inclusivo para todos.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Saga anuncia airdrop gigantesco de projetos Ethereum, Solana e Avalanche

Saga anuncia airdrop gigantesco de projetos Ethereum, Solana e Avalanche

Projetos em várias redes estão ajudando a Saga a impulsionar o staking com pacotes de tokens e recompensas de airdrops nos próximos meses
Imagem da matéria: Como saber o dia e hora que vai acontecer o halving do Bitcoin?

Como saber o dia e hora que vai acontecer o halving do Bitcoin?

O halving, que ocorre a cada 210 mil blocos do Bitcoin, está previsto para acontecer em abril, mas o momento exato segue mudando; entenda
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Fatia de mercado da KuCoin cai pela metade e Nigéria trabalha com Interpol para extraditar executivo da Binance

Manhã Cripto: Fatia de mercado da KuCoin cai pela metade e Nigéria trabalha com Interpol para extraditar executivo da Binance

Em meio às apostas baixistas de hedge funds, o Bitcoin mostra estabilidade em 24 horas, negociado na faixa dos US$ 66 ml    
Imagem da matéria: Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

O jogador do Atlético Mineiro está desde o ano passado atrás dos valores investidos na WLJC Gestão Financeira através de Bigode