Imagem conceitual de tokens
Foto: Shutterstock

Investir no mercado cripto é a grande tendência atual e do futuro, tanto no Brasil quanto no mundo, mas ainda existem pessoas que têm receios em utilizar criptoativos para diversificar a sua carteira e não entendem a diferença entre tokens e ações, por exemplo.

Neste artigo, você irá entender qual a diferença entre esses dois tipos de investimentos e como os criptoativos são uma ótima escolha para a sua carteira!

Publicidade

O que são ações?

Ações são frações de uma empresa ou organização que são distribuídas entre os donos para representar suas posses. Dessa forma, somando todas as ações, você encontra o valor da empresa que elas representam.

Muitas empresas são definidas como de “capital aberto”, o que significa que elas distribuíram suas ações para serem negociadas na bolsa de valores. Se o valor dessas partes aumenta, todos os donos têm suas ações valorizadas e, em certos casos, podem receber dividendos.

O que são tokens de ativos?

Tokens são criados em Blockchains já existentes e podem representar partes de diferentes ativos, desde recebíveis de cartões de créditos até obras de artes digitais. Eles são negociados com facilidade a partir da tecnologia dos Smart Contracts.

Como os tokens são capazes de representar qualquer ativo, eles podem ser usados como ativos digitais, cotas de uma empresa, acesso a certos projetos e diversas outras formas. 

Publicidade

É possível tokenizar praticamente qualquer coisa, mas é importante deixar claro que não é tudo que compensa ser tokenizado.

Os tokens, principalmente os Security Tokens, são, muitas vezes, confundidos e comparados com ações, uma vez que eles têm o valor atrelado a um ativo que pode ser negociado e ter alterações em seu próprio valor.

Equity: a semelhança entre tokens e ações

Nos investimentos tradicionais de equity, uma pessoa pode possuir parte de um negócio ao investir em ações do mesmo. Possuir uma ação é prova de que você possui uma porcentagem da empresa que ela representa.

Mas por que é vantajoso para as empresas abrir mão de partes de seu equity?

O principal objetivo de uma empresas ao disponibilizar ações é arrecadar fundos. Dependendo do estágio do negócio, a oferta de ações pode acontecer por meio de corretoras, bolsa de valores ou IPO.

Como dito acima, ao investir em ações, você está se tornando dono da empresa. Isso não significa que você é diretamente dono dos objetos físicos ou materiais que fazem parte dela.

Publicidade

As ações são divididas em duas categorias dependendo do que oferecem:

  • Ação ordinária: oferecem aos investidores direito a voto e dividendos. No entanto, os acionistas ordinários são pagos depois dos acionistas preferenciais, credores e detentores de títulos;
  • Ação preferencial: os investidores frequentemente não têm direito a voto, mas têm prioridade no recebimento de ganhos, dividendos e em caso de falência.

Os tokens também podem representar o equity de uma empresa e o direito sobre a mesma: são os chamados Equity Tokens. Porém, quem possui um token não é considerado sócio, mas detentor.

E, assim como as ações, existem variações nos Equity Tokens para representar a participação de empresas de duas maneiras diferentes, tanto a possibilidade de remuneração quanto de tomada de decisão.

Afinal, quais as diferenças entre tokens e ações?

As principais diferenças entre tokens e ações estão no modo em que ambos são negociados, nos custos para o investidor, na presença de intermediários e no modo como são lançados no mercado.

Onde são criadas

A primeira diferença entre tokens e ações é onde são criados. Os tokens são elaborados a partir da tecnologia Blockchain, enquanto as ações, não. Devido ao uso dessa cadeia de blocos, é possível, também, associar os Smart Contracts que oferecem uma garantia jurídica ainda maior aos tokens.

Prova de propriedade

A prova de propriedade de ações geralmente é feita por meio de uma corretora ou diretamente no registro da empresa. Com os tokens, no entanto, os próprios investidores podem guardar a propriedade, uma vez que é possível armazenar tokens em uma wallet. 

Publicidade

Venda

A diferença entre tokens e ações que mais se destaca é o modo como funciona a venda desses ativos.

Para vender ações, a negociação precisa ser intermediada por uma corretora e vendida em uma bolsa de valores. Os tokens podem ser vendidos rapidamente em sistemas de negociação de Security Tokens regulamentados.

Além disso, diferentemente das ações, as negociações de tokens podem ocorrer 24 horas por dia, 7 dias na semana. As ações só podem ser negociadas de segunda a sexta e em horário comercial.

Registros

Diferentemente das ações, os tokens têm suas transações registradas na Blockchain. Essa rede armazena todas as informações mais importantes, como emissor, destinatário, valor e data. E ela é imutável, então, não pode ser fraudada.

Legislação

Atualmente, ainda existe certa indeterminação legal e regulatória em torno dos tokens, o que não é o caso das ações. Isso acarreta em mais incertezas para os investidores, mas a regulamentação está avançando cada vez mais devido à popularização da tokenização em todo o mundo.

É claro que não é preciso escolher entre os tokens e as ações quando for pensar nos seus investimentos. É importante diversificar a sua carteira para ter mais liquidez e não ser muito impactado durante momentos de crises.

A vantagem de escolher tokens como uma forma de investimento é que não é necessário um grande valor inicial para começar a investir neles. Qualquer um, dentro das suas possibilidades, pode adquirir tokens. É a verdadeira democratização dos investimentos!

Publicidade

Sobre o autor

Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade, uma das maiores corretoras de criptomoedas do Brasil.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

Investidor acende alerta da comunidade ao ser hospitalizado após tentar fazer memecoin viralizar

O usuário foi atingido por fogos de artifício em uma live de divulgação do seu token
Moeda de Ethereum na frente de gráfico

Ethereum pode surpreender positivamente nos próximos meses, diz Coinbase

Subindo menos que outras criptomoedas em 2024, o Ethereum pode se recuperar e superar seus pares nos próximos meses, avalia a Coinbase
Vitalik Buterin criador do Ethereum

A proposta de taxas de gás de Vitalik Buterin tornará o Ethereum mais parecido com a Solana?

Vitalik propõe “taxas de gás multidimensionais” e afirma que é uma busca para um sistema mais personalizado e equitativo
Joe Biden posa para foto

Biden expulsa mineradora cripto chinesa de área próxima a base militar: “Risco de espionagem”

O governo afirma que a MineOne possui equipamentos especializados de origem estrangeira potencialmente capazes de facilitar atividades de vigilância e espionagem