Logotipo e logomarca da plataforma pump.fun
(Reprodução/Decrypt)

A plataforma de lançamento de memecoins, Pump.fun, baseada na rede Solana, revelou na sexta-feira (14) seu aplicativo para dispositivos móveis, oferecendo aos usuários a capacidade de negociar moedas e criar novos tokens gratuitamente.

O aplicativo, que está disponível nas lojas Android e iOS, opera de forma semelhante ao site Pump.fun. Os usuários podem criar um perfil com um endereço de e-mail ou fazer login via Google, que cria automaticamente uma carteira Solana utilizando a infraestrutura de carteira da Privy. 

Publicidade

Por que um aplicativo? “Nossos usuários pediram, nós demos a eles”, disse um representante da Pump.fun ao Decrypt, sinalizando ainda mais que o sucesso será encontrado em usuários “baixando nosso aplicativo, encontrando valor na experiência móvel e continuando a usá-lo ativamente como uma alternativa à nossa UX da web”.

(Reprodução/X)

Após criar uma conta no aplicativo, os usuários podem criar um token sem custo algum, ou financiar suas carteiras para comprar e vender memecoins na plataforma. A Pump.fun cobra uma taxa em cada negociação de moedas na plataforma — e seu aviso de isenção de responsabilidade do aplicativo cita a taxa como sendo usada para “cobrir os custos da plataforma”. 

O aplicativo Pump.fun está listado na categoria “entretenimento” em ambas as lojas de aplicativos e gerou aproximadamente 50.000 downloads em dispositivos de acordo com o SensorTower, com avaliações de usuários inferiores a 2,5 estrelas de 5 em média. 

O app da Pump.fun foi lançado inicialmente nas lojas de aplicativos em outubro, mas “não estava completo em recursos”, de acordo com o representante da plataforma. “Levamos o tempo que precisávamos para acertar”, eles disseram ao Decrypt, sugerindo que mais recursos poderiam ser revelados adiante.

Publicidade

Pump.fun

A Pump.fun foi responsável pelo lançamento de mais de 7 milhões de tokens desde seu lançamento, incluindo antigos tokens do top 100 de capitalização de mercado como Peanut the Squirrel (PNUT) e Fartcoin (FARTCOIN). Ela gerou quase US$ 500 milhões em taxas durante o último ano, de acordo com a DefiLlama, atraindo a ira da comunidade cada vez que envia Solana de seu endereço de taxa para exchanges centralizadas. 

Especulações circularam recentemente de que a plataforma lançaria seu próprio token — um boato que foi rapidamente negado pelo cofundador do projeto, Alon Cohen.

Em dezembro, a Pump.fun bloqueou o acesso para usuários do Reino Unido após um aviso do regulador financeiro do país. A plataforma também foi recentemente citada em uma ação coletiva que alega que ela permite vendas não registradas de títulos.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Binance suspende funcionário por "má conduta" em investigação de negociações

Binance suspende funcionário por “má conduta” em investigação de negociações

Comportamento do funcionário “constitui front-running com base em informações não públicas”, escreveu a Binance em comunicado
Imagem da matéria: Justiça de SP autoriza intimações por meio de NFT no caso BWA Brasil

Justiça de SP autoriza intimações por meio de NFT no caso BWA Brasil

NFTs conterão documentos legais respaldados pelo Ministério Público e serão enviados para carteiras de Bitcoin ligadas às transações contestadas
Imagem da matéria: Essa “memecoin com alma” está virando febre e pode explodir no DeFi

Essa “memecoin com alma” está virando febre e pode explodir no DeFi

A Kharpa Unity Network anunciou recentemente o lançamento da Kharpa Coin, uma criptomoeda que une tecnologia de ponta a uma rica tradição
Hacker mexendo em notebook com bandeira da Coreia do Norte no fundo

Trabalhadores de TI norte-coreanos infiltraram projetos europeus baseados em Solana, diz Google

Alguns trabalhadores operavam com até 12 identidades falsas simultaneamente, utilizando diplomas da Universidade de Belgrado