Imagem da matéria: Protocolo DeFi é hackeado e perde US$ 30 milhões em tokens Fantom
Foto: Shutterstock

Grim Finance, um protocolo de Finanças Descentralizadas (ou DeFi, na sigla em inglês), foi hackeado e perdeu US$ 30 milhões em tokens no último sábado (18), confirmou a equipe, devido a um “ataque avançado”.

De acordo com um tuíte, “a invasão foi encontrada no contrato do vault, então todos os vaults e fundos depositados estão em risco neste momento”.

Publicidade

Grim se considera um “otimizador de rendimentos acumulados”, ou seja, promete gerar valor extra dos tokens de fornecedores de liquidez que usuários recebem de corretoras descentralizadas (ou DEXs) se bloquearem os ativos em um vault da Grim.

Grim afirma, na documentação de seu protocolo, “ajudar usuários a coletar mais recompensas, sem complicações”.

O protocolo foi desenvolvido no blockchain Fantom Opera, uma plataforma de contratos autônomos criada usando a linguagem de programação Solidity e compatível com a Ethereum.

O hacker utilizou um ataque de reentrância; é uma invasão que permite que alguém acrescente depósitos adicionais em um vault enquanto uma transação inicial ainda está sendo processada, enganando, assim, o protocolo.

“Contatamos e notificamos Circle (USDC), DAI e AnySwap em relação ao endereço do invasor para possivelmente congelar quaisquer outras transferências de fundos”, tuitou Grim, mas o invasor já estava ocupado lavando os fundos roubados por meio de transferências em stablecoins.

Publicidade

Rugdoc.io, um grupo de supervisão DeFi de auditores de contratos autônomos e investidores, afirmou que Grim Finance deveria ter pensado melhor e usado uma proteção de reentrância.

“Felizmente, todos os projetos podem aprender lições com esse incidente que existe muito conhecimento que desenvolvedores especialistas em Solidity têm em mãos”, tuitou.

“Se você ainda não adquiriu isso [conhecimento], não desenvolva projetos multimilionários. Não realize auditorias de empresas que todos sabem que são inúteis.”

Grim compartilhou uma auditoria de seu token e contratos autônomos do Solidity Finance. De acordo com o relatório do Solidity Finance, “A proteção de reentrância é usada em locais relevantes para evitar ataques de reentrância.”

Publicidade

No domingo à tarde (19), todos os depósitos nos vaults do Grim Finance permaneciam pausados para evitar ainda mais roubos.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Apesar de chamara cada vez mais atenção, muitas pessoas ainda não sabem o que é a tokenização de ativos e como ela funciona
Imagem da matéria: Tokens Titãs: Revelando os players mais poderosos no cenário cripto gamer em 2024

Tokens Titãs: Revelando os players mais poderosos no cenário cripto gamer em 2024

Entre os tokens de jogo melhor classificados estão Immutable (IMX), Gala (GALA), Axie Infinity (AXS), Sandbox (SAND) e KangaMoon (KANG)
Vitalik Buterin na ETH Taipei 2024. Foto: Rug Radio

Como o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, mantém suas criptomoedas seguras

“Descentralize sua própria segurança”, diz Buterin – mas ele não usa uma cold wallet para suas próprias criptomoedas
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoin da rede Solana com tema GameStop sobe 1.900% e desperta febre do GME

A memecoin GME decolou na segunda-feira (13), entregando retornos consideráveis, superando os das ações da GameStop