Imagem da matéria: Professor lança livro com estudo sobre como regular e tributar criptomoeda
Foto: Shutterstock

A Thomson Reuters Revista dos Tribunais lançou nesta semana o livro ‘Bitcoin: a Tributação de Criptomoedas’, obra voltada ao estudo da tributação da economia digital do professor de Direito Daniel de Paiva Gomes. O autor se dedica ao estudo da tributação de criptoativos desde 2017, quando ingressou no mestrado em Direito Tributário da FGV/SP.

Segundo ele, que hoje é doutorando em Direito Tributário pela PUC/SP, naquele mesmo período ele começou a estudar o mercado criptoativos justamente por conta das diversas modalidades de aquisição de renda e receita no novo setor.

Publicidade

“Percebi que não há esclarecimentos suficientes, a nível de lei, sobre como regular e tributar os criptoativos”, disse Gomes ao Portal do Bitcoin na segunda-feira (08).

Seu propósito com o livro, explicou, é democratizar o acesso ao conhecimento relativo não só aos tipos de criptoativos existentes, mas também propor soluções para os desafios tributários relativos às operações com esta categoria de ativo e instruir os contribuintes.

A grande preocupação, à princípio, segundo ele, foi desmistificar equívocos conceituais atinentes às expressões ‘moedas digitais’, ‘moedas eletrônicas’, ‘moedas virtuais’ e ‘criptomoedas’. 

“Tais termos não são intercambiáveis, o que viabiliza a apresentação da taxonomia que, a nosso ver, sistematiza da melhor forma os diversos tipos de criptoativos existentes, segregando-os em duas grandes espécies: (i) os criptoativos sem emissor identificado; e (ii) os criptoativos com emissor identificado”, descreveu ele usando um trecho do livro.

Publicidade

Insegurança jurídica no setor de criptomoedas

Sobre a insegurança jurídica em relação à tributação das criptomoedas, no livro ele deixa claro que o tema deveria servir como estímulo ao Estado brasileiro para esclarecer os problemas e mudar a forma de tributação de tais bens.

Ou seja, ele acredita numa forma de tributação que não se restrinja à qualificação jurídica como pontuado pela Receita Federal do Brasil.

O livro de 400 páginas está disponível em várias plataformas, como Amazon e Livrariart tanto em formato digital quanto físico. No site da Revista dos Tribunais, o livro físico tem um desconto e pode ser parcelado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Os NFTs ficaram para trás com boom do Bitcoin – mas a Animoca ainda acredita nos tokens

Os NFTs ficaram para trás com boom do Bitcoin – mas a Animoca ainda acredita nos tokens

Na Paris Blockchain Week, o presidente da Animoca Brands, Yat Siu, discutiu a regulamentação da SEC, o ressurgimento do mercado de NFT e as finanças de sua empresa
Imagem da matéria: Dogwifhat cai 15% e lidera perdas de memecoins em meio à lentidão da Solana

Dogwifhat cai 15% e lidera perdas de memecoins em meio à lentidão da Solana

As memecoins da Solana caíram da noite para o dia, enquanto os devs correm para consertar os problemas de congestionamento da rede
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

Analista da Bloomberg, Eric Balchunas, aponta que o “GBTC atualmente mantém uma vantagem de US$ 2,3 bilhões,” metade do que era na semana passada
moeda de bitcoin e logo da grayscale ao fundo

ETF de Bitcoin da Grayscale já perdeu 50% de suas reservas de BTC desde janeiro

No mesmo período, os ETFs de Bitcoin da BlackRock e Fidelity ganharam até 32% de participação de mercado