Imagem da matéria: Professor do Espírito Santo Aplica Prova Sobre Blockchain aos Alunos
(Foto: Arquivo Pessoal)

O professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Ricardo dos Santos Dias, 35 anos, vem apostando tanto na difusão do conhecimento da tecnologia blockchain que passou a cobrá-la em provas.

Recentemente, ele publicou no grupo do Facebook “Bitcoin Brasil”, um dos mais populares sobre criptomoedas, uma foto mostrando duas questões sobre o tema em um teste que aplicou aos alunos. A legenda avisava: “Eu tô fazendo minha parte!”. E também pedia doações para ele mesmo.

Publicidade

Na foto tirada da prova (ver abaixo) pode-se ler duas perguntas: uma pedindo a definição de blockchain e seu impacto no mundo financeiro; a outra questionando sobre o “Double Spend” e seus efeitos à rede de informação. O exame foi aplicado à turma de Administração no curso de Finanças do campus da Barra de São Francisco, disse Dias ao Portal do Bitcoin.

Imagem da prova em publicação no Facebook.

Dias é professor no Ifes há cinco anos. Além de Finanças, ele leciona as disciplinas de Economia e Estatística. Em seu doutorado, na área de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, estuda a volatilidade do Bitcoin em relação à das moedas fiduciárias tradicionais.

A teoria defendida pelo professor e seus colegas sugere que o Bitcoin, no longo prazo, teria uma variação de valor menor em comparação com moedas emitidas por governos e bancos centrais. Atualmente, a variação cambial é um dos maiores receios para investidores operarem com criptomoedas.

Para Dias, a tecnologia blockchain tem grande futuro na Administração, especialmente no controle logístico de envio e recebimento de cargas.

Publicidade

Blockchain é uma rede anônima, descentralizada e pública o que torna a tecnologia uma forma de liberdade. Ela rediscute o papel dos bancos e das instituições que transacionam nosso dinheiro e as taxas que praticam.

O professor contou que essa é a segunda turma a quem ministrou aulas sobre o tema. A  publicação da foto no Facebook tinha o objetivo de avaliar como seus contatos reagiriam ao ver o conteúdo sendo ensinado nas aulas.

Dias disse que a maioria dos alunos foi bem no exame, mas que ainda era uma novidade para eles. Por viverem numa cidade com pouco desenvolvimento urbano, o professor considera que a tecnologia blockchain ainda não faça parte do dia a dia deles.

Além das aulas de Finanças, o professor trata do assunto no curso de extensão criado por ele no IFES, chamado “Bitcoin e Blockchain, contratos inteligentes”. O curso apresenta usos práticos do blockchain, seu funcionamento e potenciais.

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Etherium ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Anderson e Mabia de Almeida eram diretores da Trion Invest, esquema fraudulento de criptomoedas que lesou cerca de mil pessoas em Niterói
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

FMI publica manual de CBDC e cobra maior proatividade de países na criação de moedas digitais 

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs
Agentes da PF e Receita cumprindo mandados de apreensão

Polícia Federal derruba quadrilha de doleiros que usava criptomoedas para praticar evasão de divisas

Na estimativa das autoridades, o esquema criminoso movimentou pelo menos R$ 4 bilhões de forma ilegal
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

O poder dos jogos cripto aumenta: carteiras ativas diárias atingem um milhão

O número de carteiras únicas cresceu aos milhões nos meses de setembro e outubro