Imagem da matéria: Professor do Espírito Santo Aplica Prova Sobre Blockchain aos Alunos
(Foto: Arquivo Pessoal)

O professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Ricardo dos Santos Dias, 35 anos, vem apostando tanto na difusão do conhecimento da tecnologia blockchain que passou a cobrá-la em provas.

Recentemente, ele publicou no grupo do Facebook “Bitcoin Brasil”, um dos mais populares sobre criptomoedas, uma foto mostrando duas questões sobre o tema em um teste que aplicou aos alunos. A legenda avisava: “Eu tô fazendo minha parte!”. E também pedia doações para ele mesmo.

Publicidade

Na foto tirada da prova (ver abaixo) pode-se ler duas perguntas: uma pedindo a definição de blockchain e seu impacto no mundo financeiro; a outra questionando sobre o “Double Spend” e seus efeitos à rede de informação. O exame foi aplicado à turma de Administração no curso de Finanças do campus da Barra de São Francisco, disse Dias ao Portal do Bitcoin.

Imagem da prova em publicação no Facebook.

Dias é professor no Ifes há cinco anos. Além de Finanças, ele leciona as disciplinas de Economia e Estatística. Em seu doutorado, na área de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, estuda a volatilidade do Bitcoin em relação à das moedas fiduciárias tradicionais.

A teoria defendida pelo professor e seus colegas sugere que o Bitcoin, no longo prazo, teria uma variação de valor menor em comparação com moedas emitidas por governos e bancos centrais. Atualmente, a variação cambial é um dos maiores receios para investidores operarem com criptomoedas.

Para Dias, a tecnologia blockchain tem grande futuro na Administração, especialmente no controle logístico de envio e recebimento de cargas.

Publicidade

Blockchain é uma rede anônima, descentralizada e pública o que torna a tecnologia uma forma de liberdade. Ela rediscute o papel dos bancos e das instituições que transacionam nosso dinheiro e as taxas que praticam.

O professor contou que essa é a segunda turma a quem ministrou aulas sobre o tema. A  publicação da foto no Facebook tinha o objetivo de avaliar como seus contatos reagiriam ao ver o conteúdo sendo ensinado nas aulas.

Dias disse que a maioria dos alunos foi bem no exame, mas que ainda era uma novidade para eles. Por viverem numa cidade com pouco desenvolvimento urbano, o professor considera que a tecnologia blockchain ainda não faça parte do dia a dia deles.

Além das aulas de Finanças, o professor trata do assunto no curso de extensão criado por ele no IFES, chamado “Bitcoin e Blockchain, contratos inteligentes”. O curso apresenta usos práticos do blockchain, seu funcionamento e potenciais.

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Etherium ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração mostra moeda à frente da lua

Bitcoin supera R$ 600 mil no Brasil e comunidade comemora: “É só o começo”

Especialistas explicam por que 2025 pode ser o melhor ano de todos para o Bitcoin
Skin do personagem Jadeon Adam do jogo Moonray

Jogo Moonray distribui 220 mil NFTs grátis para usuários

Usuários da OpenSea conseguiram muitos NFTs gratuitos da rede Base para o Moonray, tornando o jogo com maior mintagem da plataforma
Montagem com fundo escuro com os logos da Transfero e Fuse Capital

Transfero anuncia compra da Fuse Capital

O foco é ampliar soluções DeFi e inovação na gestão de ativos digitais
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Mais de 519 mil brasileiros já escanearam íris para ganhar criptomoedas

Escanear íris rende R$ 470 em tokens WLD da empresa fundada pelo criador do ChatGPT