Presidente da Turquia pede ao governo a criação de equipe de estudo sobre criptomoedas e metaverso

Para Recep Tayyip Erdoğan, o assunto é delicado e necessita de estudo minucioso
Imagem da matéria: Presidente da Turquia pede ao governo a criação de equipe de estudo sobre criptomoedas e metaverso

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan (Foto: Shutterstock)

O presidente da Turquia Recep Tayyip Erdoğan determinou ao Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) na quarta-feira (26) que seja criada uma equipe para estudar criptomoedas e metaverso para servir de conteúdo no próximo fórum on-line sobre moedas virtuais. As informações são do site local Hurriyet.

Segundo Ömer Ileri, vice-presidente do governista AKP, ao término da reunião do Conselho, o presidente Erdoğan explicou que o assunto era delicado e que necessitava de um estudo meticuloso acerca de como negociar e se prevenir no mercado de criptomoedas antes de organizar o evento.

Publicidade

Cabe lembrar que o governo da Turquia já tomou medidas para conter o ambiente criptográfico, como por exemplo multar a corretora Binance por violação das leis de combate à lavagem de dinheiro, ação que ocorreu em dezembro. No mesmo mês, após a lira turca derreter 34%, o governo anunciou que estaria preparando um projeto de lei sobre criptomoedas.

Em setembro do ano passado, autoridades turcas passaram a reprimir o mercado cripto e o setor de mineração. “Estamos em guerra contra o bitcoin”, disse o presidente na época durante um evento estudantil. Em abril, o governo turco proibiu que o bitcoin e outras criptomoedas fossem usadas para fazer pagamento no país. 

Erdoğan, Bukele e Elon Musk

Na semana passada, Erdoğan recebeu o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, com quem assinou seis acordos de cooperação bilateral nos setores de economia, comércio, defesa, diplomacia e educação. Segundo o El País, o presidente salvadorenho mostrou sua admiração pelo desenvolvimento da economia turca e disse que prevê que em poucos anos o país será uma grande potência.

Em dezembro, em uma videoconferência com Elon Musk acerca do lançamento dos satélites turcos 5A e 5B pela SpaceX, Erdoğan agradeceu o empresário e disse que iria presenteá-lo com um NFT criado por estudantes turcos com as imagens do lançamento.

Publicidade

Musk então expressou gratidão pelo presente e diz que espera fazer muitas coisas com a Turquia no futuro, contou na época ao site Daily Sabah.