Imagem da matéria: Presidente da CVM diz que "tokenização veio para ficar" e defende segregação patrimonial
O presidente da CVM, João Pedro Nascimento (Foto: Agência Senado)

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, disse em evento público na quinta-feira (10) que “a tokenização veio para ficar” e que pode solucionar problemas dos mercados de capitais. O executivo, que ressaltou ser essa uma visão pessoal e não institucional, participou do seminário Tokenize 2024.

Um ponto que Nascimento ressaltou em sua fala é os novos desafios tecnológicos trazidos pela criptoeconomia. “A exchange é ao mesmo tempo o intermediário e também o ambiente de negociação, um cenário diferente da Bolsa de Valores tradicional”, disse. Nesse sentido, o executivo afirma que o setor cripto “testa esses limites de separação de funções”. 

Publicidade

Para que essa nova realidade não crie riscos sistêmicos, o presidente da CVM diz que algumas mudanças, talvez no formato de lei, devem ser feitas. “A principal é a segregação patrimonial”, defende. “Outro ponto totalmente fundamental é ter regras de governança apropriadas até mesmo para que esse potencial conflito não se materialize” . 

O executivo afirmou que, se de um lado o mercado tradicional aprende com as boas experiências vindas do ambiente que emprega mais tecnologia,  “de outro lado, eu acho que esse ambiente mais moderno também tem coisas para aprender daquilo que é o clássico”.  

Cripto e tokenização tomam conta dos debates no mundo

João Pedro Nascimento foi enfático ao ressaltar a importância que os temas de tokenização e criptoeconomia ganham no debate entre agentes do mercado financeiro no cenário internacional. 

“O Direito Societário é raramente debatido, porque as gerações anteriores já conseguiram endereçar esse tema. Esses são os temas do momento nos fóruns internacionais porque o futuro é digital e verde: cripto, tokenização, emprego de Inteligência Artificial, releitura dos mercados tradicionais sobre como interagir com esses novos temas”, afirma.

Publicidade

Para finalizar, o presidente da CVM demonstrou que acredita que o setor cripto tem um grande papel para desempenhar: “A tokenização, as finanças digitais e a criptoeconomia promovem uma maior inclusão de emissores e investidores no mercado de capitais. Isso é importante, pois o mercado de capitais é uma ferramenta poderosa para dar cumprimento a políticas públicas”.

Assista ao evento completo abaixo:

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Primo Rico deixa de ganhar R$ 1 milhão ao vender Bitcoin antes da alta

Primo Rico deixa de ganhar R$ 1 milhão ao vender Bitcoin antes da alta

Thiago Nigro, o Primo Rico, perdeu uma valorização de 42% no Bitcoin ao vendê-lo três meses antes do rali atual
Rodrigo dos Reis, RR Consultoria

Quem é Rodrigo dos Reis, “Coach de Bitcoin” que usava religião para enganar pessoas 

Uma das vítimas da RR Consultoria descreveu Rodrigo como um “especialista em enganar”; ele usava religião para atrair investidores para seu golpe cripto
Fachada da sede do Banco Central do Brasil

Criptorama reúne BC, CVM e autoridades para discutir economia digital em São Paulo

Com presença de grandes nomes dos setores público e privado, o evento promovido pela ABcripto têm entrada gratuita para o público em geral
politicos brasileiros segurando bitcoin

Apenas 0,07% dos políticos brasileiros possuem criptomoedas, revela estudo

Nas eleições de 2024, somente 325 dos mais de 463 mil candidatos declararam ter algum tipo de criptomoeda