O token nativo da PancakeSwap, CAKE, que começou a despencar ainda na semana passada, passa por uma desvalorização acumulada de 24% nos últimos sete dias, de acordo com dados do site CoinGecko. A queda ocorre à medida que se aproxima uma mudança na economia de token (ou ‘tokennomic’).
A PancakeSwap é uma exchange descentralizada (DEX) construída na rede BNB Chain. O projeto recentemente passou por um fork para protocolo Uniswap V3, que lançou sua versão para as redes Ethereum e Aptos.
A queda surgiu após a equipe da criptomoeda apresentar a proposta de reduzir a taxa de inflação do token para uma patamar entre 3% e 5%, frente às atuais taxas de 20%. Em linguagem simples, a proposta, se aprovada, reduziria a quantidade de tokens que os participantes do projeto podem ganhar como recompensa de staking.
“As taxas de inflação atuais são insustentáveis para o CAKE a longo prazo, e reduções são necessárias para a saúde de longo prazo do PancakeSwap”, diz a proposta.
A votação começou no dia 26 de abril e vai se encerrar na sexta (28) – e a maior parte da comunidade tem apoiado a medida, votando a favor de uma “redução agressiva” das recompensas de staking, o que reduziria em mais da metade a quantidade de tokens emitidos.
Leia Também
Embora a taxa de inflação reduzida melhore a economia de tokens ao diminuir o supply, ou seja, a oferta, o declínio imediato nas recompensas de staking já causou um êxodo de stakers (ou apostadores).
O preço do token caiu quase simultaneamente com a quantidade de CAKE não apostada.
Desde que a equipe propôs pela primeira vez a mudança de tokennomics, em 19 de abril, o montante em staking foi reduzido de 1,007 bilhão para 677,851 milhões de CAKEs em 27 de abril.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo.