Homem toca tela vermelha com gráfico de baixa
Foto: Shutterstock

O token nativo da PancakeSwap, CAKE, que começou a despencar ainda na semana passada, passa por uma desvalorização acumulada de 24% nos últimos sete dias, de acordo com dados do site CoinGecko. A queda ocorre à medida que se aproxima uma mudança na economia de token (ou ‘tokennomic’).

A PancakeSwap é uma exchange descentralizada (DEX) construída na rede BNB Chain. O projeto recentemente passou por um fork para protocolo Uniswap V3, que lançou sua versão para as redes Ethereum e Aptos.

Publicidade

A queda surgiu após a equipe da criptomoeda apresentar a proposta de reduzir a taxa de inflação do token para uma patamar entre 3% e 5%, frente às atuais taxas de 20%. Em linguagem simples, a proposta, se aprovada, reduziria a quantidade de tokens que os participantes do projeto podem ganhar como recompensa de staking.

“As taxas de inflação atuais são insustentáveis ​​para o CAKE a longo prazo, e reduções são necessárias para a saúde de longo prazo do PancakeSwap”, diz a proposta.

A votação começou no dia 26 de abril e vai se encerrar na sexta (28) – e a maior parte da comunidade tem apoiado a medida, votando a favor de uma “redução agressiva” das recompensas de staking, o que reduziria em mais da metade a quantidade de tokens emitidos.

Embora a taxa de inflação reduzida melhore a economia de tokens ao diminuir o supply, ou seja, a oferta, o declínio imediato nas recompensas de staking já causou um êxodo de stakers (ou apostadores).

Publicidade

O preço do token caiu quase simultaneamente com a quantidade de CAKE não apostada.

Preço do CAKE (verde) e quantidade de ficha apostada (em laranja). Fonte: DefiLlama

Desde que a equipe propôs pela primeira vez a mudança de tokennomics, em 19 de abril, o montante em staking foi reduzido de 1,007 bilhão para 677,851 milhões de CAKEs em 27 de abril.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
donald trump e bitcoin

Empresa de mídia de Trump entra com pedido para lançar ETF de Bitcoin

Seção sobre riscos do produto aborda as políticas favoráveis ao setor de criptomoedas ainda em desenvolvimento nos EUA
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Projeto de lei que quer criar reserva de Bitcoin no Brasil avança na Câmara

Em seu parecer favorável, o relator Luiz Gastão (PSD-CE) ressaltou que “o Bitcoin pode representar uma oportunidade estratégica para os ativos da União”
Imagem da matéria: MP de Haddad não trará novo imposto sobre criptomoedas, mas tributação atual pode mudar

MP de Haddad não trará novo imposto sobre criptomoedas, mas tributação atual pode mudar

Ideia de taxar operações de stablecoins perdeu força e governo irá focar em estabelecer alíquota fixa de 17,5% para aplicações financeiras em geral
Prédio do Capitólio nos EUA

Projeto de lei que regula criptomoedas nos EUA avança para votação no plenário

Dois comitês da Câmara dos Deputados dos EUA aprovaram o CLARITY Act, abrindo caminho para uma votação que pode mudar a supervisão primária sobre o setor cripto