A corretora de criptomoedas Xdex anunciou que esta quarta-feira (29) é o último dia os clientes sacarem os fundos. A plataforma, criada pela XP Investimentos em 2018, havia anunciado o encerramento das atividade no último dia 31.
“Reforçamos que todos devem retirar integralmente o seu saldo em reais até às 23h59 de hoje, 29/04/2020, conforme previsto nos Termos e Condições de Uso e Serviços da XDEX e comunicado enviado por e-mail em 31/03/2020”, escreveu a empresa em sua conta no Facebook.
De acordo com a nota, se o cliente não retirar o fundo hoje, após o período de 30 dias a Xdex vai fazê-lo. Segundo informou, ela vai enviar os fundos para a conta bancária cadastrada na plataforma em até 3 dias úteis.
Ainda de acordo com a empresa, qualquer contato deve ser feito apenas através canais oficiais. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h pelo site, aplicativo ou telefone ( 11 4935-2723).
Fechamento da Xdex
Na ocasião do anúncio do encerramento das atividades, a Xdex citou a projeção do mercado, a competição e os poucos avanços regulatórios como alguns dos motivos do fechamento.
Por essas razões, segundo a empresa, houve uma redução das oportunidades encontradas no início do projeto, o que acabou motivando tal decisão.
Os clientes foram, então, avisados para que retirassem o saldo total em reais em até 30 dias — uma vez que o sistema da corretora não permitia a posse dos ativos digitais negociados no sistema.
A regra foi uma das grandes críticas dos usuários à plataforma, que almejava na criação cerca de 1 milhão de clientes.
Corretora e XP
Também na ocasião, em nota enviada ao Portal do Bitcoin, a XP informou que a XDEX não tem a XP INc. e nem a XP Investimentos como sócios. Seus acionistas são compostos por uma joint venture entre XP Controle e o fundo General Atlantic.
Entretanto, de acordo com dados da Receita Federal, originalmente foi a XP Investimentos que registrou XDEX INTERMEDIACAO LTDA, cujo capital social era de R$ 25 milhões.
O projeto foi formalmente lançamento em setembro de 2018, por pelo CEO Guilherme Benchimol durante uma conferência da XP.
Fernando Ulrich, então um dos principais nomes do mercado brasileiro de criptomoedas e analista do segmento na própria XP, foi um dos nomes de peso que endossaram a Xdex. Porém, ele deixou a empresa em outubro do ano passado.