Imagem da matéria: Por que o token USDD pode derreter como a stablecoin UST do Terra, segundo o youtuber Coffeezilla
Foto: Shutterstock

Pouco antes da TerraUSD (UST) desabar a zero, o seu sucesso como a stablecoin “descentralizada” mais popular do mercado era invejável por muitos, incluindo Justin Sun, o polêmico criador da blockchain Tron.

Não demorou muito para que Sun criasse a sua própria stablecoin algorítmica chamada USDD, que começou a circular no início de maio, poucos dias antes do colapso do ecossistema Terra.

Publicidade

Embora a stablecoin seja administrada pela organização autônoma descentralizada Tron DAO, de descentralizada ela tem pouco na visão do youtuber Coffeezilla.

O youtuber, que ficou famoso por expor golpes no mercado de criptomoedas, afirma em vídeo que USDD é o próximo esquema ponzi que pode desmoronar estilo Luna.

“Luna faliu depois que oferecer rendimentos de 20% ao ano e atrair bilhões de dólares em investimentos. O USDD está mudando o jogo oferecendo o dobro de juros, quase 39,6% ao ano de acordo com seu site, e alegando que não há qualquer risco, porque é claro que eles iriam alegar isso, certo?”, indagou Coffeezilla.

As desconfianças com USDD

O youtuber lista os motivos que o levaram a desconfiar das promessas do USDD começando pelo criador da moeda, Justin Sun, que tem um longo histórico de polêmicas no meio cripto — uma reportagem especial do The Verge mostra como o bilionário já deixou diversos países com medo de ser processado por reguladores por fazer ICO irregular e insider trading.

Publicidade

Outra suspeita acerca de Sun é a forma como ele desconsidera o fracasso no passado de stablecoins algorítmicas, como UST. Na visão dele, o UST só sucumbiu porque cresceu muito rápido e foi alavancado demais, comparando o caso à crise imobiliária da China.

Mas Sun é insistente em defender que USDD não terá o mesmo destino de UST. Aqui, um problema apontado pelo youtuber é o fato de que USDD sequer funciona como uma  stablecoin algorítmica no momento.

“O mecanismo de arbitragem está desativado e a criação de novos tokens USDD é liberado apenas para um pequeno número de instituições permitidas”, explica.

Isso é importante, segundo Coffeezilla, porque a falta de arbitragem — fundamental para esse tipo de stablecoin — a impede, nesse primeiro momento, de entrar em um espiral da morte igual UST, uma vez que os usuários não têm o poder de gerar e queimar tokens.

Publicidade

No momento, a stablecoin só mantém o lastro em um dólar americano porque há a reserva do Tron DAO, que afirma em seu site ter garantia mais do que suficiente para dar suporte à moeda.

Para Coffezilla, isso só funciona agora porque não há investidores suficientes usando a moeda:

“Eles só vão oferecer garantia em excesso enquanto essa moeda não for super bem-sucedida. À medida que mais e mais pessoas investem nela, a stablecoin não obterá mais garantias magicamente, elas permanecerão as mesmas. O que significa que lentamente, por seu próprio sucesso, elas se tornarão subgarantidas e, eventualmente, vão entrar em espiral de morte como fizeram todas as outras stablecoins algorítmicas até então”.

O fracasso das stablecoins algorítmicas

Conforme relembrou o youtuber, outras stablecoins algorítmicas também fracassaram no passado, como o USDN da rede WAVES, o que levou muitos especialistas, como Justin Rice, vice-presidente da Stellar Foundation, a acreditar que esse tipo de criptomoeda não é capaz de ter sucesso a longo prazo

Ao comentar o colapso do UST, ele disse que “o que vemos agora — e não é a primeira vez — é um mecanismo otimista de equilíbrio se desenrolar por conta de respostas humanas naturais a condições de mercado”.

O que Justin Sun defende é que sua stablecoin não fracassará porque seu crescimento será devagar e orgânico. Mas isso não acontece na realidade, segundo Coffeezilla:

Publicidade

“USDD cresceu extremamente rápido, eles cresceram para quase um bilhão de dólares em pouco mais de um mês e quase tudo foi mintado inorganicamente por entidades centralizadas. Lembre-se, as pessoas comuns não podem simplesmente imprimir USDD”.

As carteiras de Justin Sun

O problema final relacionado ao USDD, na visão do youtuber, é o fato de que Justin Sun é o principal usuário da stablecoin. Para chegar a essa conclusão, ele analisou uma carteira do empresário que indica ter sido ele quem gerou 80 milhões em USDD, metade na rede Ethereum e a outra na BNB Chain.

O ponto central aqui é que essas criptomoedas não originaram em nenhuma das duas redes acima, e sim foram transferidas a partir do Tron, blockchain de Sun.

Com o que certamente pode ser a carteira de Justin Sun em mãos, o youtuber conseguiu rastrear outras carteiras que sugerem que o empresário é responsável pela criação de 683.320.461 USDD. 

“Isso significa que foi o próprio Justin Sun que gerou 94% de todos os tokens que existem. No final das contas, todo esse projeto é basicamente Justin Sun vendendo para traders de varejo em busca de um dinheirinho rápido”, analisa o youtuber.

A partir dessa informação, ele teoriza que a razão pela qual Justin Sun criou a stablecoin foi para criar uma forma de tirar dinheiro do Tron sem afetar o preço do token nativo da rede.

Publicidade

A carteira que ele identifica de Justin Sun, controla o equivalente a US$ 70 milhões de TRON — tokens que, se despejados no mercado aberto, derrubariam o preço do ativo.

“Mas e se você pudesse queimar um dólar de TRON e obter um dólar de USDD, que é como essa coisa toda funciona, e então,  sem afetar o preço, você vende esse USDD por outra moeda, como o USDC. Contanto que você consiga trazer pessoas suficientes para comprar seu USDD oferecendo-lhes rendimentos insanos, você poderia realmente sacar seu TRON sem nunca afetar o preço do TRON”, explica Coffeezilla.

O youtuber ressalta que isso é apenas uma especulação do que pode estar acontecendo na surdina, mas seria uma forma esperta de Sun realizar lucro sem afetar o preço de sua própria moeda.

“O que temos certeza absoluta é que USDD não é descentralizada: 94% da sua oferta vem de uma única carteira e seu suposto crescimento está sendo nada orgânico. Descentralização neste caso nada mais é do que um jargão que está sendo usado para fazer as pessoas se sentirem empoderadas”, finaliza.

VOCÊ PODE GOSTAR
Vitalik-Buterin-Ethereum

Vitalik Buterin se torna defensor do “comunismo degenerado”; entenda

Para o criador do Ethereum, o “comunismo degen” abraça abertamente o caos, mas ajusta regras e incentivos para fazer com que as consequências do caos estejam alinhadas com o bem comum
Imagem da matéria: Os NFTs ficaram para trás com boom do Bitcoin – mas a Animoca ainda acredita nos tokens

Os NFTs ficaram para trás com boom do Bitcoin – mas a Animoca ainda acredita nos tokens

Na Paris Blockchain Week, o presidente da Animoca Brands, Yat Siu, discutiu a regulamentação da SEC, o ressurgimento do mercado de NFT e as finanças de sua empresa
Imagem da matéria: Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

O jogador do Atlético Mineiro está desde o ano passado atrás dos valores investidos na WLJC Gestão Financeira através de Bigode
Imagem da matéria: O que reguladores e exchanges estão fazendo para melhorar a confiança no mercado cripto

O que reguladores e exchanges estão fazendo para melhorar a confiança no mercado cripto

Entre propostas como segregação patrimonial e prova de reservas, exchanges prometem segurança de diferentes formas enquanto o mercado aguarda a regulação