Pouco antes da TerraUSD (UST) desabar a zero, o seu sucesso como a stablecoin “descentralizada” mais popular do mercado era invejável por muitos, incluindo Justin Sun, o polêmico criador da blockchain Tron.
Não demorou muito para que Sun criasse a sua própria stablecoin algorítmica chamada USDD, que começou a circular no início de maio, poucos dias antes do colapso do ecossistema Terra.
Embora a stablecoin seja administrada pela organização autônoma descentralizada Tron DAO, de descentralizada ela tem pouco na visão do youtuber Coffeezilla.
O youtuber, que ficou famoso por expor golpes no mercado de criptomoedas, afirma em vídeo que USDD é o próximo esquema ponzi que pode desmoronar estilo Luna.
“Luna faliu depois que oferecer rendimentos de 20% ao ano e atrair bilhões de dólares em investimentos. O USDD está mudando o jogo oferecendo o dobro de juros, quase 39,6% ao ano de acordo com seu site, e alegando que não há qualquer risco, porque é claro que eles iriam alegar isso, certo?”, indagou Coffeezilla.
As desconfianças com USDD
O youtuber lista os motivos que o levaram a desconfiar das promessas do USDD começando pelo criador da moeda, Justin Sun, que tem um longo histórico de polêmicas no meio cripto — uma reportagem especial do The Verge mostra como o bilionário já deixou diversos países com medo de ser processado por reguladores por fazer ICO irregular e insider trading.
Outra suspeita acerca de Sun é a forma como ele desconsidera o fracasso no passado de stablecoins algorítmicas, como UST. Na visão dele, o UST só sucumbiu porque cresceu muito rápido e foi alavancado demais, comparando o caso à crise imobiliária da China.
Mas Sun é insistente em defender que USDD não terá o mesmo destino de UST. Aqui, um problema apontado pelo youtuber é o fato de que USDD sequer funciona como uma stablecoin algorítmica no momento.
“O mecanismo de arbitragem está desativado e a criação de novos tokens USDD é liberado apenas para um pequeno número de instituições permitidas”, explica.
Isso é importante, segundo Coffeezilla, porque a falta de arbitragem — fundamental para esse tipo de stablecoin — a impede, nesse primeiro momento, de entrar em um espiral da morte igual UST, uma vez que os usuários não têm o poder de gerar e queimar tokens.
No momento, a stablecoin só mantém o lastro em um dólar americano porque há a reserva do Tron DAO, que afirma em seu site ter garantia mais do que suficiente para dar suporte à moeda.
Para Coffezilla, isso só funciona agora porque não há investidores suficientes usando a moeda:
“Eles só vão oferecer garantia em excesso enquanto essa moeda não for super bem-sucedida. À medida que mais e mais pessoas investem nela, a stablecoin não obterá mais garantias magicamente, elas permanecerão as mesmas. O que significa que lentamente, por seu próprio sucesso, elas se tornarão subgarantidas e, eventualmente, vão entrar em espiral de morte como fizeram todas as outras stablecoins algorítmicas até então”.
Leia Também
O fracasso das stablecoins algorítmicas
Conforme relembrou o youtuber, outras stablecoins algorítmicas também fracassaram no passado, como o USDN da rede WAVES, o que levou muitos especialistas, como Justin Rice, vice-presidente da Stellar Foundation, a acreditar que esse tipo de criptomoeda não é capaz de ter sucesso a longo prazo.
Ao comentar o colapso do UST, ele disse que “o que vemos agora — e não é a primeira vez — é um mecanismo otimista de equilíbrio se desenrolar por conta de respostas humanas naturais a condições de mercado”.
O que Justin Sun defende é que sua stablecoin não fracassará porque seu crescimento será devagar e orgânico. Mas isso não acontece na realidade, segundo Coffeezilla:
“USDD cresceu extremamente rápido, eles cresceram para quase um bilhão de dólares em pouco mais de um mês e quase tudo foi mintado inorganicamente por entidades centralizadas. Lembre-se, as pessoas comuns não podem simplesmente imprimir USDD”.
As carteiras de Justin Sun
O problema final relacionado ao USDD, na visão do youtuber, é o fato de que Justin Sun é o principal usuário da stablecoin. Para chegar a essa conclusão, ele analisou uma carteira do empresário que indica ter sido ele quem gerou 80 milhões em USDD, metade na rede Ethereum e a outra na BNB Chain.
O ponto central aqui é que essas criptomoedas não originaram em nenhuma das duas redes acima, e sim foram transferidas a partir do Tron, blockchain de Sun.
Com o que certamente pode ser a carteira de Justin Sun em mãos, o youtuber conseguiu rastrear outras carteiras que sugerem que o empresário é responsável pela criação de 683.320.461 USDD.
“Isso significa que foi o próprio Justin Sun que gerou 94% de todos os tokens que existem. No final das contas, todo esse projeto é basicamente Justin Sun vendendo para traders de varejo em busca de um dinheirinho rápido”, analisa o youtuber.
A partir dessa informação, ele teoriza que a razão pela qual Justin Sun criou a stablecoin foi para criar uma forma de tirar dinheiro do Tron sem afetar o preço do token nativo da rede.
A carteira que ele identifica de Justin Sun, controla o equivalente a US$ 70 milhões de TRON — tokens que, se despejados no mercado aberto, derrubariam o preço do ativo.
“Mas e se você pudesse queimar um dólar de TRON e obter um dólar de USDD, que é como essa coisa toda funciona, e então, sem afetar o preço, você vende esse USDD por outra moeda, como o USDC. Contanto que você consiga trazer pessoas suficientes para comprar seu USDD oferecendo-lhes rendimentos insanos, você poderia realmente sacar seu TRON sem nunca afetar o preço do TRON”, explica Coffeezilla.
O youtuber ressalta que isso é apenas uma especulação do que pode estar acontecendo na surdina, mas seria uma forma esperta de Sun realizar lucro sem afetar o preço de sua própria moeda.
“O que temos certeza absoluta é que USDD não é descentralizada: 94% da sua oferta vem de uma única carteira e seu suposto crescimento está sendo nada orgânico. Descentralização neste caso nada mais é do que um jargão que está sendo usado para fazer as pessoas se sentirem empoderadas”, finaliza.