Por que empresas estão antecipando recebíveis via tokenização

Citibank e JP Morgan afirmam que o mercado de tokenização tem potencial de atingir trilhões de dólares até 2030
Imagem da matéria: Por que empresas estão antecipando recebíveis via tokenização

Shutterstock

Hoje vou falar sobre a alta demanda que estamos vendo em relação ao interesse de empresas em tokenizar antecipação de recebíveis. Mas antes de eu falar sobre as vantagens da tokenização e do potencial desse mercado, é necessário entender porque as companhias antecipam recebíveis e por qual motivo fazem empréstimos.

É natural que para uma empresa conseguir se sustentar ela precise de crédito para financiar suas operações e investimentos, afinal toda companhia precisa ter capital de giro para produzir e gerar receita, no entanto nem sempre as empresas têm caixa suficiente para comprar materiais, produzir e cumprir suas obrigações financeiras, e é aí que entra o papel do crédito desempenhando uma função fundamental para sustentar um negócio.

Publicidade

O que é a antecipação de recebíveis e qual é a diferença para os empréstimos?

Quando falamos em antecipação de recebíveis, a empresa está basicamente vendendo os seus futuros recebíveis a uma instituição financeira em troca de uma quantia adiantada.

Já no caso do empréstimo, o empresário está tomando dinheiro emprestado e concordando em pagar esse valor de volta e com juros ao longo do tempo.

No entanto, ao contrário dos empréstimos, onde é preciso pagar juros pelo valor emprestado, na antecipação de recebíveis uma taxa de desconto é aplicada sobre o valor total dos recebíveis vendidos. Além disso, essa taxa geralmente é menor do que as taxas de juros de empréstimos tradicionais.

Sendo assim, ao antecipar um recebível ou ao pegar um empréstimo o dinheiro pode ser utilizado para cobrir despesas ou investir no crescimento do negócio, no entanto a decisão de qual forma faz mais sentido de captar dinheiro vai da necessidade de cada empresa.

Publicidade

Então, é extremamente importante considerar a capacidade de pagamento do seu negócio para conseguir escolher qual opção se encaixa melhor às suas necessidades, levando sempre em consideração seu fluxo atual e as receitas futuras.

Enquanto a antecipação de recebíveis possibilita um acesso rápido ao dinheiro sem aumentar a sua dívida total, ela também pode reduzir o seu fluxo de caixa futuro, resultando em uma quantidade de dinheiro menor para a sua empresa no longo prazo.

Já os empréstimos aumentam a sua dívida total, podem resultar em juros altos a serem pagos, mas ao mesmo tempo podem oferecer uma fonte estável de financiamento ao longo prazo.

Tokenização como opção para antecipação de recebíveis

A tokenização de recebíveis vem atraindo cada vez mais a atenção de empresas, já que essa opção transforma a maneira como é possível acessar financiamento ao seu negócio.
A tokenização consiste em pegar um ativo real e fracionar ele possibilitando que investidores comprem tokens, ou seja, frações desse recebível.

Publicidade

Logo, se uma fábrica de ração, vai receber daqui dois meses R$100 mil referente a uma venda feita a uma fazenda criação de gado, ela pode antecipar esse recebível para ter liquidez e conseguir produzir mais produto para manter o seu fluxo de produção.

Antecipando esse recebível através da tokenização, ela torna a operação mais barata, visto que a tokenização utiliza a tecnologia blockchain e o uso de smart contracts, reduzindo a necessidade de intermediários, e consequentemente reduzindo custos, além de trazer mais transparência e segurança para todo o processo.

Logo, ambas as partes saem ganhando. O emissor do token, no caso a fábrica, estará tendo liquidez com a venda dos tokens, e o investidor terá uma rentabilidade interessante ao adquirir essas frações desse recebível.

Esse é só um exemplo da vantagem que a tokenização vem trazendo para o mercado de capitais.

Um relatório divulgado pelo Citibank, JP Morgan, Binance e Boston Consulting Group, revela que essas empresas esperam que o mercado de tokenização de ativos do mundo real se torne um mercado de trilhões de dólares até 2030.

A projeção dessas empresas não é diferente da minha, visto que quando fundei a Liqi, enxerguei a dor de um mercado e vi que a tokenização poderia revolucionar não só o mercado de capitais mas a nossa economia no geral.

Publicidade

Sobre o autor

Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade, uma das maiores corretoras de criptomoedas do Brasil.