A Polícia Nacional da Espanha prendeu no sábado (8), em Marbella, três homens acusados de sequestrar um corretor de criptomoedas e exigir dele a transferência de 30.000 euros (cerca de R$ 180 mil). O desfecho aconteceu apenas 7 horas após a polícia ser acionada, dado ao raciocínio rápido da vítima.
A vítima, um homem de 34 anos que fala hindi, foi atraída para um apartamento na cidade de Estepona após um encontro casual em Marbella. Segundo informou a Polícia Nacional, os sequestradores o amarraram e exigiram criptomoedas para libertá-lo, ameaçando-o matá-lo caso não acessasse as carteiras de criptomoedas de seus clientes.
Ele conseguiu escapar ao fingir ligar para um cliente, quando, na verdade, chamou um amigo em Londres e explicou a situação em um idioma que os sequestradores não entendiam. O amigo alertou a mãe da vítima, que acionou a polícia.
Os investigadores do Grupo Especial de Operações de Segurança de Málaga localizaram o apartamento, onde agentes fortemente armados monitoravam a movimentação suspeita dos criminosos. Antes da invasão, a vítima aproveitou um momento de distração dos sequestradores, que segundo o Dailymail eram britânicos, correu e saltou de uma varanda de mais de 9 metros, quebrando os tornozelos na queda.
Pouco depois, os três sequestradores foram interceptados pela polícia enquanto tentavam fugir em um Audi.
“Ele foi imediatamente tratado pelos policiais e levado para um hospital, onde foi tratado de seus ferimentos. Ao mesmo tempo, eles observaram três homens tentando fugir do local a bordo de um veículo de alto padrão, que foi interceptado naquele momento pelos agentes e todos foram presos”, descreve a polícia.
Durante a busca no apartamento, os agentes encontraram quase 10.000 euros, armas de fogo, relógios de luxo, máquina de contar dinheiro, além de 25g de cocaína e uma balança de precisão.
Os suspeitos foram detidos em uma operação de sete horas chamada “Operação Espino” e, após audiência no tribunal, foram encaminhados à prisão. A polícia suspeita que os homens planejaram o crime depois que o corretor contou a eles o que fazia para viver.
A investigação revelou que os criminosos planejaram o sequestro após conhecerem a vítima em um hotel de Marbella. Durante uma conversa, perceberam que ele tinha acesso a grandes quantidades de criptomoedas e decidiram atraí-lo para o apartamento onde foi mantido refém.
A rápida ação da vítima e a mobilização da polícia impediram que o crime tivesse um desfecho mais grave. Segundo a polícia, os suspeitos irão responder pelos crimes sequestro, lesão corporal, organização criminosa, porte ilegal de armas e tráfico de drogas.
Veja abaixo o vídeo da ação policial:
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.