Imagem da matéria: Polícia Civil prende suspeito que clonava cartões de crédito por fraude bancária
(Foto: Shutterstock)

A Polícia Civil de Sorocaba, cidade no interior de São Paulo, prendeu um homem suspeito de realizar várias fraudes bancárias no país por meio de invasão hacker. Durante a operação, batizada de ‘Code Market’, foram apreendidos cartões de banco, os programas usados para invasão de sistema e carteiras de bitcoin.

Segundo a polícia, as investigações apontaram o suspeito como um dos principais operadores do esquema.

Publicidade

A fraude era aplicada em várias regiões do país com a participação de outras pessoas. Além de clonar cartões, eles faziam empréstimos no nome das vítimas.

A 2ª Vara Criminal de Santa Maria do Distrito Federal determinou, então, várias prisões temporárias, conforme publicou o G1 na terça-feira (23).

O homem de Sorocaba foi  preso na Vila Amato e levado para Brasília. Outros três suspeitos também foram presos, sendo um em Juiz de Fora (MG), outro em Salvador (BA) e mais um no Distrito Federal, diz a reportagem.

Suspeito vendia programa

A operação aconteceu em diversos estados do país, segundo a polícia. Em Sorocaba, ela foi conduzida pelas equipes do 3º Distrito Policial do município com apoio do Departamento de Inteligência da Polícia Civil e pela Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos do Distrito Federal.

De acordo com a reportagem, o suspeito usava um programa malicioso para invadir computadores por meio de um código chamado ‘KL DNS’.

Publicidade

O programa permite que servidores online com páginas falsas enganem os usuários quando acessam suas contas bancárias. Desta forma os cibercriminosos roubam os dados.

Segundo o G1, quem os usa tem como objetivo infectar modens e roteadores para capturar senhas de usuários do Internet Banking.

As investigações também apontaram que o programa malicioso era comercializado pela internet. Inclusive os policiais encontraram um vídeo no Youtube oferecendo o sistema para fraudes bancárias.

Os suspeitos devem responder na Justiça por crime por estelionato, furto mediante fraude, desenvolvimento de malware para fraudes bancárias e também por organização criminosa.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz, em entrevista ao BNN Bloomberg no YouTube

O Bitcoin precisa de uma nova narrativa para voltar a subir, segundo CEO da Galaxy Digital

Mike Novogratz também acredita que o preço do BTC flutue entre US$ 55 mil e US$ 75 mil até que novos eventos ocorram
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve
Cofre dourado no formato de baleia receb moedas shiba inu SHIB

Baleias voltam a encher os bolsos de Bitcoin, mostra análise

A acumulação acelerada de baleias é um sinal de que o mercado altista do Bitcoin ainda está ativo
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo