Plataforma NFT fecha as portas e dá prazo para usuários fazerem saques

Apesar de tentativas para conseguir financiamento, o mercado de aluguel de NFTs Rentable está encerrando as operações nesta quarta (14)
Imagem de cartaz dizendo que uma loja está fechada

Shutterstock

O fundador da Rentable, a plataforma NFT (Tokens Não Fungíveis, na sigla em inglês) que permite que os usuários aluguem suas imagens, anunciou nesta quarta-feira (14) que a empresa será encerrada depois de não encontrar “adequação ao mercado de produtos”.

Embora os saques ainda sejam possíveis, os aluguéis agora estão desativados e os usuários têm até 13 de outubro para concluir os saques. Após essa data, o protocolo lançará saques emergenciais e enviará os tokens para seus respectivos proprietários.

Publicidade

O fundador do projeto, Emiliano Bonassi, lançou a Rentable para atingir um lado diferente do mercado de NFT, procurando pessoas para alugar NFTs que, de outra forma, ficariam em carteiras, acumulando poeira virtual.

We made it!

At @ETHLisbon me and @0xGiovanni kicked off Rentable (@rentableworld), the Renting Protocol for NFTs 🪐✨

Rent NFTs with no collateral at fraction of their market price 😉

Bringing efficiency on scarcity

A thread 🧵 pic.twitter.com/tOnjRiUNzc

— emiliano.eth (@emilianobonassi) October 24, 2021

Em junho de 2022, o protocolo oferecia seus serviços aos usuários do Decentraland, aos detentores do Meebits e ao Lobster DAO, permitindo que “os proprietários ganhassem um rendimento sem risco de liquidação”, segundo Bonassi.

Bonassi disse que “a missão da Rentable era ser agnóstica, permitindo aluguéis sem estar vinculado a um caso de uso específico. O Rentable V2 permitiu que qualquer dApp oferecesse aluguel para seus usuários sem integrações (apenas WalletConnect), removemos qualquer tipo de barreira para as plataformas.”

No entanto, a Rentable não conseguiu obter financiamento e “chegou perto de zero de gás”, acrescentou o fundador.

ODecrypt entrou em contato com Bonassi para mais comentários, mas não recebeu feedback até o momento.

Situação dos NFTs no mercado atual

Como no restante do mercado de criptomoedas, os NFTs foram atingidos pela crise desde o auge da indústria em novembro passado.

Publicidade

Em abril, o preço mínimo de um NFT Bored Ape Yach Club (BAYC) custava aproximadamente 152 ethers. Apenas alguns dias depois, esse preço caiu para 105 ETH.

Os dados extraídos do Crypto Slam agora sugerem que o preço mínimo caiu ainda mais, para 76 ethers, no momento da publicação desta reportagem.

No entanto, as correções de mercado não afetaram o interesse pelo tema.

A Tiffany & Co., por exemplo, fez uma parceria com a CryptoPunks, lançando pingentes Punk exclusivos “exclusivos para titulares de Punk” que vieram com um NFT do colar chamado NFTiffs. Ainda ontem, a empresa de investimentos 776 do fundador do Reddit, Alex Ohanian, também anunciou que liderou uma rodada de US$ 54 milhões na popular coleção NFT chamada Doodles.

Após as notícias, o volume de vendas de Doodles aumentou mais de 700% nas últimas 24 horas.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.