Plataforma falida de criptomoedas quer mais prazo para que clientes façam pedidos de reembolso

Celsius vai pedir prazo extra de um mês para que clientes com dinheiro travado na empresa possam fazer suas reivindicações
Logo da Celsius

Foto: Shutterstock

A quebrada plataforma de empréstimo de criptomoedas Celsius anunciou nesta quinta-feira (29) que vai entrar com uma petição solicitando uma extensão de um mês no prazo para os usuários enviarem pedidos de reembolso dentro do atual processo de falência da companhia.

“A Celsius está se preparando para entrar com uma moção no final desta semana solicitando uma prorrogação da data-limite, que é o prazo para entrar com uma reclamação, de 3 de janeiro de 2023, até o início de fevereiro”, disse a empresa na noite de quarta-feira.

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A empresa disse que a extensão é necessária “para fornecer aos titulares de contas mais tempo para apresentar quaisquer provas de reivindicação”.

Celsius is preparing to file a motion later this week requesting an extension of the bar date, which is the deadline to file a claim, from January 3, 2023, until early February.

— Celsius (@CelsiusNetwork) December 29, 2022

A empresa acrescentou que a moção está programada para ser ouvida por um tribunal de falências em 10 de janeiro de 2023, com o atual prazo de reivindicações definido para a mesma data.

Os credores da Celsius, que acreditam ter direito ao reembolso dos fundos, entraram com mais de 17.200 reivindicações até hoje, de acordo com o agente de reivindicações da empresa, Stretto.

No início deste mês, o juiz de falências dos EUA responsável pelo caso Celsius ordenou que plataforma devolva cerca de US$ 44 milhões em criptomoedas aos clientes das contas de Custódia e Retenção.

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Essas contas agiam na prática como carteiras cripto, sem tocar no serviço de empréstimo com juros da empresa.

Advogados caros

Além dos clientes, foi relatado recentemente que advogados e outros consultores no caso da Celsius também buscavam quase US$ 53 milhões em honorários advocatícios por seus serviços, penas quatro meses desde que a empresa entrou com pedido de falência.

Um desses escritórios de advocacia, Kirkland & Ellis, faturou quase US$ 20 milhões por seus serviços de julho a outubro, seguido pelo White & Case LLP, que representa o comitê de credores não garantidos, com uma conta de US$ 10,2 milhões.

Outros consultores notáveis no caso Celsius incluem Alvarez & Marsal North America LLC e M3 Advisory Partners LLP, que buscaram US$ 6,5 milhões e US$ 4 milhões por seus serviços, respectivamente.

*Traduzido com autorização do Decrypt

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