“Pirâmides destroem vidas”, alerta o analista Tiago Reis

O analista da Suno e influencer de finanças foi convidado a explicar o mercado de criptomoedas e o funcionamento dos golpes aos deputados da CPI das Pirâmides
Tiago Reis posa para foto-Reprodução Facebook

Tiago Reis posa para foto (Foto: Reprodução/Facebook)

“Pirâmides destroem vidas”, alertou nesta manhã de quinta-feira (27) o analista da Suno Research e influencer de finanças Tiago Reis. A mensagem, publicada através de um vídeo em seu perfil no Instagram, também veio com um apelo: “Se você conhece alguém metido em esquema de pirâmide, ajude essa pessoa!”.

No vídeo, Reis traça o caminho mais comum que a maioria das vítimas de pirâmides financeiras fazem depois de serem persuadidas por um golpista — que geralmente promete multiplicar o investimento em pouco tempo. Ele explicou:

Publicidade

“Depois que você vê as histórias de pirâmide… é triste cara. Não é que ele deu alí all in de R$ 10 mil dele, é a vida dele e dos outros. Pega dinheiro no agiota, pega dinheiro do padrasto…”, descreve Reis. Ele continua:

“90% das pessoas que perdem dinheiro com pirâmide é o dinheiro ali R$ 10 mil, que às vezes é até tudo que o cara tinha, mas é o dinheiro da rescisão [trabalhista]… Ele vai sair com uma lição, ele não vai sair amputado”.

Reis, que foi convidado para explicar o mercado de criptomoedas aos deputados da CPI das Pirâmides Financeiras, em andamento no Congresso, tem um histórico de denúncias de golpes financeiros, sendo o mais marcante o caso da Braiscompany, que ajudou a desmantelar com alertas nas redes sociais.

Quando ficou sabendo do possível convite para CPI das Pirâmides, ele disse: “Vai ser uma honra servir meu país e contribuir para trazer mais luz a tudo que envolve pirâmides financeiras e ajudar em uma solução para que estes golpes se tornem coisas do passado e não se repitam no futuro”.

Publicidade

No pedido de convite feito pelo deputado Amom Mandel (CID/AM), Reis é descrito como “preocupado com as constantes fraudes que contaminam a credibilidade do mercado financeiro das criptomoedas”, cujas iniciativas — suas denúncias, ajudaram a desmascarar golpes.

Veja um trecho do documento:

“Fundador da Suno Research e analista certificado, decidiu desmascarar as pirâmides. Com duras críticas e argumentos sólidos, sua iniciativa, apelidada de #OperaçãoFaraó, já ajudou a derrubar as pirâmides Unick, DD Corporation e A2 Trader”.

Tiago Reis volta ao Congresso após três anos

Há cerca de três anos, Tiago Reis também contribuiu com a Comissão Especial da PL 2303/15, sobre o ‘Banco Central Regular Moedas Virtuais.

Na época em que postou o vídeo com sua participação na Câmara, ele escreveu: “Geralmente apresentadas de forma mentirosa como um bom investimento, com retorno rápido, as pirâmides financeiras são vendidas como alavancagem financeira, mas na verdade são uma cilada para os investidores”.