Tiago Reis posa para foto-Reprodução Facebook
Tiago Reis posa para foto (Foto: Reprodução/Facebook)

“Pirâmides destroem vidas”, alertou nesta manhã de quinta-feira (27) o analista da Suno Research e influencer de finanças Tiago Reis. A mensagem, publicada através de um vídeo em seu perfil no Instagram, também veio com um apelo: “Se você conhece alguém metido em esquema de pirâmide, ajude essa pessoa!”.

No vídeo, Reis traça o caminho mais comum que a maioria das vítimas de pirâmides financeiras fazem depois de serem persuadidas por um golpista — que geralmente promete multiplicar o investimento em pouco tempo. Ele explicou:

Publicidade

“Depois que você vê as histórias de pirâmide… é triste cara. Não é que ele deu alí all in de R$ 10 mil dele, é a vida dele e dos outros. Pega dinheiro no agiota, pega dinheiro do padrasto…”, descreve Reis. Ele continua:

“90% das pessoas que perdem dinheiro com pirâmide é o dinheiro ali R$ 10 mil, que às vezes é até tudo que o cara tinha, mas é o dinheiro da rescisão [trabalhista]… Ele vai sair com uma lição, ele não vai sair amputado”.

Reis, que foi convidado para explicar o mercado de criptomoedas aos deputados da CPI das Pirâmides Financeiras, em andamento no Congresso, tem um histórico de denúncias de golpes financeiros, sendo o mais marcante o caso da Braiscompany, que ajudou a desmantelar com alertas nas redes sociais.

Quando ficou sabendo do possível convite para CPI das Pirâmides, ele disse: “Vai ser uma honra servir meu país e contribuir para trazer mais luz a tudo que envolve pirâmides financeiras e ajudar em uma solução para que estes golpes se tornem coisas do passado e não se repitam no futuro”.

Publicidade

No pedido de convite feito pelo deputado Amom Mandel (CID/AM), Reis é descrito como “preocupado com as constantes fraudes que contaminam a credibilidade do mercado financeiro das criptomoedas”, cujas iniciativas — suas denúncias, ajudaram a desmascarar golpes.

Veja um trecho do documento:

“Fundador da Suno Research e analista certificado, decidiu desmascarar as pirâmides. Com duras críticas e argumentos sólidos, sua iniciativa, apelidada de #OperaçãoFaraó, já ajudou a derrubar as pirâmides Unick, DD Corporation e A2 Trader”.

Tiago Reis volta ao Congresso após três anos

Há cerca de três anos, Tiago Reis também contribuiu com a Comissão Especial da PL 2303/15, sobre o ‘Banco Central Regular Moedas Virtuais.

Na época em que postou o vídeo com sua participação na Câmara, ele escreveu: “Geralmente apresentadas de forma mentirosa como um bom investimento, com retorno rápido, as pirâmides financeiras são vendidas como alavancagem financeira, mas na verdade são uma cilada para os investidores”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Os NFTs ficaram para trás com boom do Bitcoin – mas a Animoca ainda acredita nos tokens

Os NFTs ficaram para trás com boom do Bitcoin – mas a Animoca ainda acredita nos tokens

Na Paris Blockchain Week, o presidente da Animoca Brands, Yat Siu, discutiu a regulamentação da SEC, o ressurgimento do mercado de NFT e as finanças de sua empresa
Imagem da matéria: Runes vai ajudar o Bitcoin a competir com Ethereum e Solana, diz Franklin Templeton

Runes vai ajudar o Bitcoin a competir com Ethereum e Solana, diz Franklin Templeton

Segundo a empresa de investimentos, o Runes tem o potencial de ajudar o ecossistema Bitcoin como um todo a competir com o Ethereum e a Solana
silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo

Coinbase entra com recurso contra decisão em caso contra a SEC

Ao interpor o recurso, a Coinbase alega motivos substanciais para divergências de opinião, segundo disse o site The Block citando uma pessoa familiarizada com o caso
Celular com logotipo da Receita Federal sobre notas de reais

Tokenização de ativos enfrenta área cinzenta na declaração de Imposto de Renda |Opinião

Para o autor, a declaração de tokens que representam recebíveis, e outros ativos do mundo real, devem mudar nos próximos anos