Imagem da matéria: Pirâmide financeira que vendia lotes de mineração de Bitcoin gera prejuízos na Coreia do Sul
(Foto: Shutterstock)

A polícia da Coréia do Sul está investigando o que aparentemente foi mais um golpe envolvendo criptomoedas como chamariz. No caso, a empresa Ethlot.me oferecia a possibilidade de clientes comprarem contas de mineração de Ethereum e Bitcoin em supostas fazendas de mineração que mantinham as máquinas na Rússia e Cazaquistão.

Mas tudo indica que era uma pirâmide: desde o dia 3 de junho a empresa sumiu, fechando o escritório e derrubando suas páginas na internet, segundo reportagem do portal Criptonoticias publicada na segunda-feira (28).

Publicidade

Conforme reportagem do portal sul-coreano Yonhap News, a unidade de crimes financeiros da Polícia Metropolitana de Seul está investigando o caso. A companhia abriu um escritório na capital do país em novembro do ano passado e começou a captar investidores em janeiro desse ano.

Promessa de retorno

A empresa usava táticas tradicionais de pirâmide financeira, com a oferta de um retorno de 0,7% a 3% diariamente e fez anúncios de publicidade em ônibus e metrôs de Seul. Além disso, publicaram vídeos em redes sociais mostrando as instalalções onde supostamente ocorria a mineração de criptomoedas.

Os golpistas formaram quatro salas de bate-papo para atender os investidores, sendo o contato cada vez mais personalizado conforme o investimento feito.

Os investidores VIP inclusive foram recepcionados em uma festa no Shilla Hotel, o que fez com que tivessem ainda mais a confiança no golpe.

Publicidade

A Delegacia de Polícia de Seocho, a jurisdição do escritório da empresa, recebeu uma denúncia coletiva de cerca de 20 vítimas. Agora, com as investigações em curso, as autoridades estimam que o número de pessoas lesadas possa chegar a até 2 mil.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin chegam ao 9º dia consecutivo de entradas

Os ETFs de Bitcoin negociados nos EUA já captaram US$ 1,9 bilhão nos últimos nove dias
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank Cripto expande funcionalidade de alerta de preços de criptomoedas

É possível ativar o recebimento de alertas a partir de variações de preço de 3%, 6% ou 9% – sempre dentro de um período de 24 horas
Joe Biden posa para foto

Mercados de previsão cripto enlouquecem com desistência de Biden e apoio a Kamala Harris

Os mercados da Polymarket reagiram com volatilidade, com Trump liderando na plataforma e Harris o superando no voto popular
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Brasil é o 6º país com maior adoção de criptomoedas do mundo

Ranking global de adoção de criptomoedas é liderado pelos Emirados Árabes, com 25%; Brasil aparece em 6º, com 17,5%