“O dia 22 de setembro de 2020 será lembrado no Uruguai como o dia em que o peso argentino caiu para zero”. A declaração foi publicada em uma reportagem no jornal La Nación da última quarta-feira (23).
O jornal falava da situação das casas de câmbio no dia anterior. Segundo a publicação, no dia 22, o Banco de la República Oriental del Uruguay (BROU) levou o peso argentino a equivaler a 10 centavos do peso uruguaio.
Conforme explicou, algumas casas de câmbio “colocaram o preço em zero, seguido de dois zeros após a vírgula”. A tamanha desvalorização do peso chamou a atenção dos jornais e redes sociais.
De acordo com o jornal, para se ter uma ideia, os argentinos que vão ao Uruguai ou levam dólares ou seus cartões do banco, disse o La Nación.
Segundo um operador de câmbio local declarou ao jornal, aquilo nem era cotação, pois era é praticamente impossível operar.
Desvalorização do peso argentino
Na ocasião, do outro lado do Atlântico Norte, o jornal espanhol El País comentava que “o peso argentino vivia sua enésima situação angustiante”.
Àquela altura, o dólar no paralelo atingia 140 pesos, quatro vezes mais do que há cerca de dois anos, destacou.
No Uruguai, o jornal local Infobae também comentou sobre a desvalorização da moeda argentina diante da cotação com o peso uruguaio pelo BROU:
“Para comprar um dólar no Uruguai você já precisa de 311 pesos argentinos”, escreveu.
Segundo o jornal, a cotação é afetada pela falta do turismo. Um dos problemas atuais são as fronteiras fechadas por conta da pandemia. Conforme o comentário de um operador de câmbio, “hoje realmente não há mercado”.
Peso, Dólar e Real
Acerca do assunto, na sexta-feira (25), outro usuário no Twitter tentou ser o mais franco possível ao tentar explicar a cotação do peso argentino no Uruguai.
“No Uruguai não querem comprar pesos argentinos porque vale o mesmo que o papel higiênico que arranha teu traseiro”, tuitou.
Vale lembrar que tanto o Peso argentino quanto o Real já foram pareados com o dólar no passado após mudanças econômicas em ambos países.
Até mesmo diante do Real, que enfrenta o dólar a 5 por 1, o Peso argentino fica mal nas contas. Para cada 1 Real hoje, são necessários 13 pesos.
Crise na Argentina
Segundo o UOL, medidas intervencionistas na Argentina estão afugentando os investimentos e as empresas têm sofrido cada vez mais restrições cambiais.
O país segue em lockdown desde 20 de março, o mais prolongado do mundo, e está longe de terminar.
Com o comércio afetado, já faliram mais de 30 mil lojas e empresas, segundo a Câmara de Comércio da Argentina.