Imagem da matéria: Peso argentino chegou a valer zero em casas de câmbio no Uruguai
Peso argentino cotado a 0,00. Reprodução/Twitter

“O dia 22 de setembro de 2020 será lembrado no Uruguai como o dia em que o peso argentino caiu para zero”. A declaração foi publicada em uma reportagem no jornal La Nación da última quarta-feira (23).

O jornal falava da situação das casas de câmbio no dia anterior. Segundo a publicação, no dia 22, o Banco de la República Oriental del Uruguay (BROU) levou o peso argentino a equivaler a 10 centavos do peso uruguaio. 

Publicidade

Conforme explicou, algumas casas de câmbio “colocaram o preço em zero, seguido de dois zeros após a vírgula”. A tamanha desvalorização do peso chamou a atenção dos jornais e redes sociais.

De acordo com o jornal, para se ter uma ideia, os argentinos que vão ao Uruguai ou levam dólares ou seus cartões do banco, disse o La Nación. 

Segundo um operador de câmbio local declarou ao jornal, aquilo nem era cotação, pois era é praticamente impossível operar.

Desvalorização do peso argentino

Na ocasião, do outro lado do Atlântico Norte, o jornal espanhol El País comentava que “o peso argentino vivia sua enésima situação angustiante”.

Àquela altura, o dólar no paralelo atingia 140 pesos, quatro vezes mais do que há cerca de dois anos, destacou.

Publicidade

No Uruguai, o jornal local Infobae também comentou sobre a desvalorização da moeda argentina diante da cotação com o peso uruguaio pelo BROU:

“Para comprar um dólar no Uruguai você já precisa de 311 pesos argentinos”, escreveu.

Segundo o jornal, a cotação é afetada pela falta do turismo. Um dos problemas atuais são as fronteiras fechadas por conta da pandemia. Conforme o comentário de um operador de câmbio, “hoje realmente não há mercado”.

Peso, Dólar e Real

Acerca do assunto, na sexta-feira (25), outro usuário no Twitter tentou ser o mais franco possível ao tentar explicar a cotação do peso argentino no Uruguai.

“No Uruguai não querem comprar pesos argentinos porque vale o mesmo que o papel higiênico que arranha teu traseiro”, tuitou

Publicidade

Vale lembrar que tanto o Peso argentino quanto o Real já foram pareados com o dólar no passado após mudanças econômicas em ambos países.

Até mesmo diante do Real, que enfrenta o dólar a 5 por 1, o Peso argentino fica mal nas contas. Para cada 1 Real hoje, são necessários 13 pesos. 

Crise na Argentina

Segundo o UOL, medidas intervencionistas na Argentina estão afugentando os investimentos e as empresas têm sofrido cada vez mais restrições cambiais.

O país segue em lockdown desde 20 de março, o mais prolongado do mundo, e está longe de terminar.

Com o comércio afetado, já faliram mais de 30 mil lojas e empresas, segundo a Câmara de Comércio da Argentina.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ex-ministro do Petróleo da Venezuela é preso por corrupção com uso de criptomoedas

Ex-ministro do Petróleo da Venezuela é preso por corrupção com uso de criptomoedas

O ex-ministro Tareck El Aissami foi preso por participar de esquema que desviou US$ 15 bilhões da venda de petróleo usando criptoativos
Imagem da matéria: Toncoin (TON) valoriza  40% na semana e ameaça ultrapassar Dogecoin

Toncoin (TON) valoriza 40% na semana e ameaça ultrapassar Dogecoin

Uma possível IPO do Telegram contribuiu para o recente aumento no preço do TON, fortalecendo sua posição entre os maiores tokens do mercado
Agentes da Polícia Federal emoperação contra russos radicados noBrasil

PF faz operação contra mexicano que se associou a pirâmide com criptomoedas no Brasil

Acusado também afirmava ser representante de uma marca italiana de carros, convencendo pessoas a investir em uma criptomoeda que ele mesmo criou
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Agência federal de fiscalização dos Estados Unidos começa a olhar para games cripto

Comprar vidas extras ou ganhar tokens em um jogo do tipo play-to-earn equivale a um “banco em games e mundos virtuais”, diz agência