O Paris Saint-Germain (PSG) tornou-se o primeiro grande clube esportivo a confirmar publicamente que mantém Bitcoin como parte de seu caixa, poucos dias antes de disputar a final da UEFA Champions League.
“Pegamos nossas reservas em moeda fiduciária e realmente alocamos em Bitcoin”, afirmou Pär Helgosson, chefe do PSG Labs, durante a Bitcoin Conference 2025, realizada em Las Vegas na quinta-feira (29). “Ainda o mantemos em nossos livros. E, como um dos maiores clubes do mundo, somos o maior jogador no ecossistema esportivo a fazer isso.”
A iniciativa do PSG foge da abordagem tradicional da maioria dos clubes esportivos, que geralmente limitam suas incursões no setor cripto a experiências de curto prazo com NFTs e tokens de fãs.
A decisão de tratar o Bitcoin como um ativo de tesouraria reflete a estratégia mais ampla do PSG de se posicionar como um “clube da nova geração”.
“Mais de 80% da nossa base de fãs tem menos de 34 anos”, destacou Helgosson. “Isso significa que somos sobre o que vem a seguir, assim como o Bitcoin.”
Embora os tokens de fãs e os NFTs tenham ganhado destaque no último ciclo de alta, o PSG lançou seu próprio token de torcedor na plataforma Socios e criou pôsteres em NFT gerados por inteligência artificial por meio da Crypto.com.
O clube, que conta com mais de 550 milhões de fãs ao redor do mundo, está agora aproveitando esse alcance por meio do PSG Labs.
Leia Também
Leia também: FIFA lança sua própria blockchain na Avalanche
“Lançaremos com vocês, listaremos com vocês, captaremos com vocês”, disse Helgosson. “Ajudaremos vocês a encontrar esse mercado global.”
Na mesma conferência, autoridades do Paquistão anunciaram planos para estabelecer uma reserva nacional de Bitcoin, sinalizando uma mudança na forma como tanto governos quanto instituições estão adotando o BTC como parte de sua infraestrutura financeira de longo prazo.
A maior criptomoeda do mundo está sendo negociada a US$ 105.516 nesta sexta-feira (30), com queda de 2,8% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinGecko.
O Paris Saint-Germain enfrentará a Inter de Milão na final da UEFA Champions League neste sábado, em Munique.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!