Imagem da matéria: Paquistão vai criar reserva estratégica de Bitcoin, diz ministro
Foto: Shutterstock

Um conselheiro do governo paquistanês para assuntos de criptomoedas anunciou, na quarta-feira (28), que o país lançará uma reserva estratégica de Bitcoin.

Falando na Bitcoin Conference 2025 em Las Vegas, Bilal Bin Saqib, recentemente nomeado assistente especial do primeiro-ministro para blockchain e criptomoedas, declarou que o governo do Paquistão está “criando sua própria reserva estratégica de Bitcoin”.

Publicidade

“Inspiramo-nos pelo [governo dos EUA]”, acrescentou o ministro de Estado voltado ao setor de criptoativos. No início deste ano, o presidente dos EUA Donald Trump assinou uma ordem executiva que abriu caminho para a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin nos Estados Unidos.

Ele complementou: “Vamos manter esses bitcoins e nunca, jamais iremos vendê-los.”

O país parece estar realmente comprometido com o Bitcoin: nesta mesma semana, anunciou que alocará 2.000 MW de eletricidade excedente para atividades de mineração de Bitcoin e centros de dados de inteligência artificial.

Segundo o governo, a iniciativa tem como objetivo gerar receita, criar empregos e atrair investimentos estrangeiros.

Bin Saqib também atua como conselheiro do projeto cripto World Liberty Financial, apoiado por Donald Trump.

Sob a liderança de Trump, os Estados Unidos estão trabalhando para impulsionar o setor de ativos digitais, promovendo legislação específica e encerrando processos regulatórios contra grandes empresas de criptomoedas.

Leia também: Projeto de lei sobre stablecoins avança no Senado dos EUA

O presidente fez campanha prometendo estimular o setor e recebeu apoio de nomes influentes da indústria cripto e de tecnologia.

Publicidade

Trump prometeu criar uma reserva estratégica de Bitcoin e, em março, assinou uma ordem executiva para viabilizar o plano. Segundo a Arkham Intelligence, o governo dos EUA já possui mais de 198 mil BTC — avaliados em US$ 21,2 bilhões — majoritariamente oriundos de apreensões criminais.

El Salvador tornou o Bitcoin moeda de curso legal após o presidente Nayib Bukele anunciar a iniciativa durante a Bitcoin Conference 2021 em Miami.

Desde então, o governo do país centro-americano passou a adquirir Bitcoin para suas reservas nacionais e atualmente detém 6.191 BTC, avaliados em mais de US$ 664 milhões — embora o FMI esteja pressionando o país a interromper essas compras como parte de um acordo de empréstimo.

Mesmo assim, outros países parecem estar seguindo os passos de El Salvador.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!
VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de xrp e bitcoin

XRP atinge marca histórica de 2,7 mil baleias com 1 milhão de tokens

Número de endereços ativos de XRP foi de 295 mil por dia na última semana, contra uma média 40 mil por dia nos últimos três meses
Imagem da matéria: Estrelas do futebol argentino são investigadas por fraude com criptomoedas

Estrelas do futebol argentino são investigadas por fraude com criptomoedas

Justiça de Barcelona investiga empresa de criptoativos acusada de aplicar golpe com NFTs promovidos por estrelas do futebol
Tela de smartphone mostra logo do app Revolut

Revolut está explorando a criação de sua própria stablecoin

O neobank de Londres está em conversas com pelo menos uma empresa nativa de criptomoedas enquanto considera lançar uma stablecoin
bandeira do Brasil formada por códigos de computador

Governo brasileiro vai contratar serviço de rastreio de criptomoedas

A contratação do software valerá por 36 meses, com direito a suporte técnico e treinamento prático de uso