Um conselheiro do governo paquistanês para assuntos de criptomoedas anunciou, na quarta-feira (28), que o país lançará uma reserva estratégica de Bitcoin.
Falando na Bitcoin Conference 2025 em Las Vegas, Bilal Bin Saqib, recentemente nomeado assistente especial do primeiro-ministro para blockchain e criptomoedas, declarou que o governo do Paquistão está “criando sua própria reserva estratégica de Bitcoin”.
“Inspiramo-nos pelo [governo dos EUA]”, acrescentou o ministro de Estado voltado ao setor de criptoativos. No início deste ano, o presidente dos EUA Donald Trump assinou uma ordem executiva que abriu caminho para a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin nos Estados Unidos.
Ele complementou: “Vamos manter esses bitcoins e nunca, jamais iremos vendê-los.”
O país parece estar realmente comprometido com o Bitcoin: nesta mesma semana, anunciou que alocará 2.000 MW de eletricidade excedente para atividades de mineração de Bitcoin e centros de dados de inteligência artificial.
Segundo o governo, a iniciativa tem como objetivo gerar receita, criar empregos e atrair investimentos estrangeiros.
Bin Saqib também atua como conselheiro do projeto cripto World Liberty Financial, apoiado por Donald Trump.
Sob a liderança de Trump, os Estados Unidos estão trabalhando para impulsionar o setor de ativos digitais, promovendo legislação específica e encerrando processos regulatórios contra grandes empresas de criptomoedas.
Leia Também
Leia também: Projeto de lei sobre stablecoins avança no Senado dos EUA
O presidente fez campanha prometendo estimular o setor e recebeu apoio de nomes influentes da indústria cripto e de tecnologia.
Trump prometeu criar uma reserva estratégica de Bitcoin e, em março, assinou uma ordem executiva para viabilizar o plano. Segundo a Arkham Intelligence, o governo dos EUA já possui mais de 198 mil BTC — avaliados em US$ 21,2 bilhões — majoritariamente oriundos de apreensões criminais.
El Salvador tornou o Bitcoin moeda de curso legal após o presidente Nayib Bukele anunciar a iniciativa durante a Bitcoin Conference 2021 em Miami.
Desde então, o governo do país centro-americano passou a adquirir Bitcoin para suas reservas nacionais e atualmente detém 6.191 BTC, avaliados em mais de US$ 664 milhões — embora o FMI esteja pressionando o país a interromper essas compras como parte de um acordo de empréstimo.
Mesmo assim, outros países parecem estar seguindo os passos de El Salvador.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!