mineradoras em um antigo motel em Hernandarias-Ande parguai divulgação
Foto: Diivulgação/Ande

Agentes da Agência Nacional de Eletricidade do Paraguai (Ande, na sigla em espanhol) desmantelaram na última sexta-feira (9) na região de Alto Paraná uma fazenda de mineração de criptomoedas que operava clandestinamente no antigo prédio onde anteriormente havia funcionado um motel. Segundo comunicado da entidade, funcionavam no local pelo menos 1.500 máquinas no momento da apreensão.

A ação se deu após uma denúncia anônima feita no dia anterior à Equipe Multissetorial de Combate às Perdas Elétricas, um dos departamentos da Ande. Os agentes então se deslocaram para o município de Hernandarias, local onde deram o flagrante.

Publicidade

Segundo informações da Ande, havia no prédio uma conexão direta com um sistema elétrico com três transformadores, supostamente funcionando 24 horas por dia.

Outros oito pontos ligados à mesma rede também foram desativados, disse o órgão, ressaltando que em casos como esse é aplicada uma multa de 14,4 bilhões de guaranis, a moeda local, no equivalente a cerca de R$ 9,7 milhões.

“Os técnicos da ANDE, por determinação do Agente Fiscal da Unidade Especializada nº. 8 advogado Alcides Giménez com uma ordem emitida pelo Juiz de Garantias Penais da cidade de Hernandarias, Dr. Nelson Ojeda, procedeu à retirada total do fornecimento de Média Tensão.

Da mesma forma, 8 habitações que se encontravam irregularmente ligadas ao imóvel intervencionado à data da intervenção ficaram sem serviço”, informou o órgão.

Publicidade

Além de multa, a agência citou outras penalidades em caso de roubo de eletricidade no país, que, segundo o Código Penal paraguaio, pode condenar o infrator a uma pena de três anos de prisão.

A Ande não informou se houve prisões, bem como qual criptomoeda era minerada no local. Veja as fotos compartilhadas pela entidade no Twitter.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Projeto da Solana vai dar bônus de 100% em airdrop de novo token

Projeto da Solana vai dar bônus de 100% em airdrop de novo token

Sanctum, projeto de staking na blockchain Solana, irá dar bônus de 100% para quem esperar seis meses para acessar os tokens
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

Qual é o problema de privacidade do Drex e por que é tão difícil resolvê-lo

Em maio, o Banco Central adiou o projeto do Drex para resolver problemas de privacidade, mas o que isso significa?
Imagem da matéria: Ferrari agora aceita Bitcoin em pagamentos de carros na Europa

Ferrari agora aceita Bitcoin em pagamentos de carros na Europa

A fabricante de automóveis de luxo Ferrari anunciou que aceitará pagamentos em criptomoedas na Europa, um ano após habilitar essa opção nos EUA
Imagem da matéria: ABFintechs defende segregação patrimonial e combate à lavagem de dinheiro na regulação do mercado cripto

ABFintechs defende segregação patrimonial e combate à lavagem de dinheiro na regulação do mercado cripto

Diego Perez, presidente da ABFintechs, detalha como a associação atua no mercado brasileiro de criptomoedas