Imagem da matéria: Onda de demissões no setor de criptomoedas atinge grandes empresas no Brasil e no mundo
(Foto: Shutterstock)

A ConsenSys, empresa de tecnologia blockchain criada pelo cofundador do Ethereum, Joseph Lubin, vai demitir 13% de sua equipe, reportou a Coindesk na semana passada. Este é mais um episódio de uma série de demissões que vem ocorrendo no mercado de criptomoedas no Brasil e no mundo. 

De acordo com o site, o argumento usado pela empresa na decisão de diminuir o efetivo, é que a ação faz “parte de uma mudança estratégica mais ampla”. No total, irão para rua 156 funcionários.

Publicidade

Um comunicado sobre as mudanças enviado por email a seus 1.200 funcionários na semana passada anunciava o que estaria por vir.

“Os projetos continuarão a ser avaliados com rigor, já que a excelência técnica é um dos pilares da ConsenSys 2.0, juntamente com modelos inovadores de negócios de blockchain”, disse a ConsenSys na mensagem.

Parte da equipe foi prontamente dispensada após o anúncio, conforme relatos de funcionários ao site. Lubin já havia insinuado dias antes uma reestruturação na empresa.

Na ocasião, ele disse estar empolgado com a ConsenSys 2.0, mas que o primeiro passo para as mudanças seria difícil.

Publicidade

“Estamos examinando diferentes situações — algumas delas vão encolher e outras vão crescer. Não há nada que eu queira dizer concretamente sobre isso neste momento”, disse ele.

Outras demissões

No final de novembro, a Steemit, empresa responsável por seu famoso blog homônimo e que compensa seus colaboradores com a criptomoeda STEEM, reduziu sua equipe em 70% devido a uma “reorganização estrutural”.

De acordo com um comunicado do fundador e CEO da Steemit, Ned Scott, as mudanças são resultados da fraqueza do mercado de criptomoedas e que o retorno financeiro com o seu token nativo não está pagando os custos para manter colaboradores e serviços operacionais.

“Dada a fraqueza do mercado de criptomoedas, o retorno em fiat de nossa venda automatizada da STEEM tem diminuído e os custos com execução de nodes Steem crescidos e fomos forçados a demitir 70% da equipe”, diz o comunicado.

Publicidade

Em setembro, a exchange Kraken dispensou 57 funcionários de seu escritório no Canadá. A justificativa oficial foi que a corretora precisava reduzir custos e se alinhar com ritmo do crescimento da criptoeconomia.

Empresas de criptomoedas no Brasil

Em agosto, a corretora brasileira de criptomoedas Foxbit diminuiu a equipe de Tecnologia de Informação.

Um desenvolvedor pediu demissão e três foram demitidos — dentre eles, supostamente, estavam desenvolvedores que trabalhavam na criação da plataforma própria da empresa. Procurada, a empresa não quis comentar o assunto.

Em meio à crise, a corretora Mercado Bitcoin demitiu 20 funcionários em meados de outubro. A corretora confirmou a informação e disse, em nota, que “promoveu alterações em áreas de suporte (Marketing, RH e Administrativo), mantendo inalteradas as áreas fim da empresa (Tecnologia, Produtos e Atendimento ao Cliente)”.

O mais recente caso de demissões em exchanges no Brasil foi o da Huobi. A empresa demitiu seis de seus 10 funcionários depois de apenas cinco meses de operação. Conforme fontes ouvidas, os cargos gerenciais e operacionais foram os mais afetados.

“Foi uma ordem que veio da matriz”, disse uma das pessoas com quem a reportagem conversou.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de ether

Mercados de empréstimos de Ethereum enfrentam liquidações massivas em abril

O volume de empréstimos em Ethereum (ETH) liquidados apenas nas duas primeiras…
Imagem da matéria: Lobistas cripto processam reguladores dos EUA por nova regra que ameaça setor DeFi

Lobistas cripto processam reguladores dos EUA por nova regra que ameaça setor DeFi

A ação judicial é a mais recente de uma série de movimentos proativos da indústria de criptomoedas contra a SEC
Imagem da matéria: FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

Dashjr, cofundador do pool de mineração Ocean, teve um montante de Bitcoin roubado que hoje vale mais de US$ 14 milhões
Imagem da matéria: OKX corta taxas de negociação e introduz taxa negativa no Brasil; entenda

OKX corta taxas de negociação e introduz taxa negativa no Brasil; entenda

Segundo a OKX, haverá um modelo de níveis em que usuários poderão ter taxas de maker negativas ou zeradas dependendo do saldo na exchange