Imagem da matéria: OLX e Mercado Livre removem milhares de anúncios de álcool gel por preços abusivos
Foto: Shutterstock

As plataformas de comércio eletrônico OLX e Mercado Livre têm removido milhares anúncios que apresentam valores abusivos no álcool gel e máscaras utilizados na prevenção do coronavírus.

De acordo com a OLX, somente entre 19 e 29 de março foram excluídas 16 mil publicações do tipo. Por isso, conforme explicou em nota, a empresa aumentou a vigilância para que os usuários respeitem os consumidores.

Publicidade

“Neste momento desafiador, a OLX entende a importância de permitir anúncios deste tipo de produto na plataforma e, para isso, intensificou esforços para que os usuários respeitem as tabelas de preços oficiais de mercado”, disse a empresa em comunicado nesta quarta-feira (08).

A empresa também criou um canal exclusivo para denúncia de ofertas abusivas de produtos relacionados à prevenção do Covid-19 e alertou os usuários:

“Estamos em um momento em que precisamos cuidar uns dos outros para se prevenir e conter o avanço da doença. Não pratique preços acima do valor de mercado para itens como máscaras e álcool gel, que são itens  tão importantes para ajudar na prevenção do vírus”. 

Segundo o Valor Investe, o Mercado Livre também passou pelo mesmo problema e já intensificou a vigilância contra preços abusivos. A plataforma providenciou então a retirada de anúncios de produtos que prometem inlcusive a cura do coronavírus.

Publicidade

Pelo menos até o dia 03 de abril, foram derrubados quase 17 mil anúncios desses itens com preços considerados irregulares, diz o site.

Conforme a reportagem, o Mercado Livre afirmou que está monitorando e moderando anúncios de álcool gel, máscaras e outros produtos de higiene e segurança sanitária.

Além de disseminar informação falsas, as publicações são contrárias aos termos e condições do site, reportou o Valor.

Coronavírus: aumento de denúncias no Procon

Ainda segundo o Valor Investe, o Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor), registrou um aumento de 618% no número de denúncias relacionadas ao coronavírus.

Segundo o órgão, até o dia 6 de abril, foram registradas 2.831 denúncias, sendo 1.706 relacionadas a produtos usados no combate ao vírus.

Publicidade

BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…