Jerome Powell, presidente do Fed, mostrado em tela de computador
Jerome Powell, presidente do BC americano (Shutterstock)

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, deve discursar perante o Congresso nesta terça-feira (9). Suas palavras provavelmente terão um peso significativo para o Bitcoin e para o mercado mais amplo de criptomoedas.

As aparições de Powell perante o Comitê Bancário do Senado, na terça-feira, e o Comitê de Finanças da Câmara, na quarta-feira, ocorrem em um momento em que a relação entre a política monetária e os ativos digitais está sob crescente escrutínio.

Publicidade

No mês passado, Powell ganhou as manchetes no mundo cripto quando reconheceu o poder de permanência das criptomoedas.

“Vemos as stablecoins de pagamentos como uma forma de dinheiro”, disse Powell na época, indicando uma mudança potencial na posição do Fed em relação aos ativos digitais.

Este reconhecimento de uma das figuras financeiras mais influentes do mundo não passou despercebido pelos entusiastas e investidores de criptomoedas.

Enquanto Powell entrega o relatório semestral do Fed sobre política monetária, os investidores cripto estarão atentos a quaisquer dicas sobre futuras decisões sobre taxas de juros.

O recente relatório da Fed enfatizou a cautela, afirmando: “O Comitê não espera que seja apropriado reduzir o intervalo da meta até que tenha ganhado maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2%.”

Publicidade

Esta abordagem cautelosa da política monetária tem implicações diretas para o Bitcoin.

Nos últimos anos, o Bitcoin tornou-se cada vez mais correlacionado com fatores macroeconômicos, comportando-se mais como um ativo de risco sensível a mudanças na política monetária.

Qualquer indicação de potenciais cortes nas taxas de juros poderia desencadear uma recuperação nos preços do Bitcoin, já que taxas mais baixas normalmente incentivam o investimento em ativos de maior risco.

Valentin Fournier, analista da BRN, disse ao Decrypt que o Índice de Medo e Ganância está em 28, indicando que muitos investidores temem o fim da corrida de alta.

No entanto, Fournier também vê uma potencial oportunidade de compra.

“Comprar quando outros investidores estão com medo geralmente gera rendimentos mais elevados, especialmente em momentos em que a maioria das notícias são positivas para criptomoedas e outros ativos de risco”, escreveu Fournier. “Acreditamos que o fundo do poço está atrás de nós ou muito próximo e recomendamos aumentar progressivamente a exposição à medida que o Bitcoin ganha impulso.”

Publicidade

A crescente ligação entre o Bitcoin e os mercados financeiros tradicionais é evidente na forma como responde às notícias macroeconômicas.

Um corte nas taxas de juros, por exemplo, poderia desencadear um aumento significativo nos preços do Bitcoin.

Isto porque as taxas de juro mais baixas conduzem frequentemente ao aumento da liquidez nos mercados financeiros, levando os investidores a procurar ativos alternativos como o Bitcoin como uma cobertura contra a potencial desvalorização da moeda ou como uma oportunidade de maior risco e maior recompensa.

Com Powell falando esta semana, o mercado de criptomoedas analisará suas palavras em busca de quaisquer indicações de futuras decisões de política monetária.

Embora o Fed mantenha uma postura cautelosa, mesmo mudanças sutis no tom de Powell podem ter implicações de longo alcance para o Bitcoin e para o mercado mais amplo de criptomoedas.

A próxima divulgação do relatório do Índice de Preços ao Consumidor do Bureau of Labor Statistics, juntamente com o testemunho de Powell, torna esta semana crucial para investidores em criptomoedas.

Publicidade

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração mostra sinal triangular de alerta vermelho e anzol simulando golpe de phishing

Compound, um dos maiores serviços DeFi, tem site invadido por hackers

O site da Compound Finance foi substituído por uma página de phishing que tenta roubar criptomoedas dos clientes
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética
Imagem da matéria: Justiça torna sócios da gestora cripto Titanium réus por crimes financeiros

Justiça torna sócios da gestora cripto Titanium réus por crimes financeiros

Juiz aceitou a denúncia do Ministério Público contra os sócios da Titanium e da Sbaraini, além de mais sete pessoas, por investigações da Operação Ouranós
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin finaliza o Batch #4 do Next e anuncia participação no próximo programa de aceleração

Mercado Bitcoin finaliza o Batch #4 do Next e anuncia participação no próximo programa de aceleração

A iniciativa reuniu startups com o objetivo de desenvolver soluções que aprimorassem a experiência do cliente no universo DeFi