O que mudaria para o Bitcoin com a aprovação do ETF nos Estados Unidos

Canadá e Brasil já possuem ETF listados, por que a autorização nos EUA mudaria o jogo?
Imagem da matéria: O que mudaria para o Bitcoin com a aprovação do ETF nos Estados Unidos

Foto: Shutterstock

Canadá foi o primeiro a listar os fundos listados (ETF) de Bitcoin, que atualmente é oferecido pela Purpose Investments, Evolve, Ninepoint, CI Galaxy, e 3iQ CoinShares. Purpose lidera com 900 milhões de dólares, seguido de perto pelo 3iQ CoinShares com 860 milhões.

No Brasil, temos as gestoras Hashdex e QR Capital, com 280 milhões de dólares no total, considerando os fundos multi-moedas. Esses valores não consideram os Trust Funds e similares, que incluem Grayscale e XBT Provider, WisdomTree e ETC Group.

Publicidade

Afinal, qual a vantagem do ETF?

O ETF elimina o risco do administrador, intermediário responsável pelo fundo. Além disso, permite transformar a posição na fatia equivalente em Bitcoin. Em suma, mesmo que seja delistado ou negocie abaixo do valor justo, o investidor não corre risco.

Como o Grayscale se tornou líder?

Comparado ao ETF, o produto da Grayscale é um lixo, a começar pela taxa de 2% ao ano. Em seguida, somente investidores institucionais podem comprar diretamente do emissor. No entanto, foi lançado em setembro de 2013, e listado na bolsa de valores em 2015.

Em resumo, durante muitos anos surfou sozinho, e além disso, o fato de restringir acesso aos pequenos investidores criou um prêmio, trazendo ainda mais fluxo.

O que muda com o ETF nos EUA?

Na prática, o funcionamento, segurança e taxas são muito semelhantes aos demais ETF. No entanto, a tributação do investimento no exterior é mais complexa, e potencialmente mais alta, portanto, há um incentivo para o mercado doméstico.

Publicidade

Por que investir indiretamente?

A grande maioria dos fundos de investimento não podem comprar imóveis, ouro, ou Bitcoin diretamente. Para isso, existem os fundos imobiliários e fundos de participações, oferecendo exposição indireta.

Usualmente, os fundos de aposentadoria são ainda mais restritos, e não permitem aportes em estruturas que dependem do risco do administrador, como no Trust da Grayscale.

Quando será aprovado o ETF nos EUA?

Na realidade, o primeiro pedido de registro veio dos gêmeos do Facebook em julho de 2013, isso mesmo, há 8 anos atrás. Inúmeros outros pedidos foram vetados, ou praticamente ignorados, pelo regulador SEC.

No entanto, tudo mudou na última terça-feira, quando o novo presidente da SEC, Gary Gensler, afirmou que a entidade daria tratamento diferente aos pedidos de ETF com exposição indireta. Ou seja, aqueles que compram contratos futuros de BTC, ações do Grayscale GBTC, ou até mesmo do ETF canadense.

Publicidade

O mercado demorou alguns dias para “digerir” a notícia, mas acordou quando a ProShares e Invesco registraram novos pedidos de ETF dentro desse padrão sugerido. Ou seja, agora vai! 6 meses ou 18 meses? Não consigo afirmar, mas nessa faixa.