O que é Bitcoin Cash e quais as diferenças para o Bitcoin

Foto: Shutterstock


Como e por que surgiu?

Ao longo de 2017 cresceu a insatisfação de um grupo de desenvolvedores e mineradores com as limitações do Bitcoin e caminhos que estavam sendo tomados para possibilitar seu crescimento.

Essa insatisfação já vinha sendo sinalizada desde 2015, e finalmente, em 1° de agosto de 2017, ocorreu o fork do Bitcoin Cash (BCH), removendo o upgrade SegWit e elevando o tamanho do bloco de 1 para 8 megabytes.

Afinal, o que é um fork?

Basicamente você tira uma foto de todo histórico de movimentação e transporta para uma nova moeda. Embora as chaves privadas antigas continuem funcionando, é possível alterar muita coisa no código fonte, incluindo o total de moedas a ser emitido.

Ou seja, não há nenhuma mudança na moeda antiga. O fork é um clone, uma nova moeda oferecida de graça, que deverá buscar seus próprios desenvolvedores e listagem em exchanges.

Quais as diferenças para o Bitcoin?



  • Limite de 8 megas: permite que um maior número de transações seja confirmado dentro do mesmo bloco;
  • Algoritmo de mineração diferente, porém vale ressaltar que as mineradoras modernas conseguem alternar entre ambos;
  • Upgrades previamente agendados a cada 6 meses;
  • Barreiras de verificação a cada 10 blocos, a fim de desincentivar ataques 51%;
  • Ausência do upgrade SegWit, que separou as assinaturas das transações dentro dos blocos.

O que melhorou

Primeiramente precisamos levar em conta que o código fonte permanece muito semelhante ao do Bitcoin, logo, qualquer inovação pode ser facilmente aplicada no Bitcoin Cash.

Por contar com uma equipe de desenvolvedores e apoiadores mais alinhada, existe uma facilidade maior em se obter consenso, ou seja, decisões para mudanças de regras e upgrades.

O fato de possuir uma capacidade maior evita o surgimento de gargalos, transações que acabam ficando para o próximo bloco, tendo que aguardar cerca de 10 minutos adicionais para uma confirmação.

Alguns pontos de atenção

A moeda possui um poder de mineração, ou hashrate, 96% menor que o Bitcoin. Embora tenham criado a Barreira de Verificação a cada 10 blocos, certamente possui menos proteção contra ataques.

O volume negociado do Bitcoin Cash (BCH) é 90% menor que o Bitcoin, de acordo com dados da Nomics.

Possui um menor número de desenvolvedores ativos, especialmente após o fork Bitcoin Satoshi Vision (BSV) em novembro de 2018.

A opção por aumentar o tamanho dos blocos pode resultar num crescimento exponencial do tamanho do arquivo do blockchain, dificultando seu armazenamento por parte dos nodes. Desta forma há um risco de maior centralização, embora não seja preocupante no momento.

A recente alta

O valor do Bitcoin Cash teve uma alta considerável desde janeiro deste ano, chegando a valorizar mais de 140%. Muitos acreditam que seja por causa do corte na taxa de produção da criptomoeda, que deve ocorrer em menos de 40 dias. Quer acompanhar este acontecimento, mais conhecido como halving? O CoinSalad disponibilizou um excelente contador.


Muitos termos desconhecidos no artigo? Veja o significado de todos eles no Dicionário Cripto criado pela Coinext.

Sobre o autor

Atualmente é CEO na Coinext. Economista formado pela Università di Roma (Itália) e investidor em criptomoedas desde 2014. Possui mais de 15 anos de experiência em cargos de liderança. Foi CFO da Hexagon Mining e CFO da Vodafone Brasil. Trabalhou também em multinacionais como Airbus Industries (França) e PricewaterhouseCoopers (Itália e Brasil).