Imagem da matéria: O Estado Não Está Pronto para ser Substituido pelas Criptomoedas, diz CEO do Maior Banco da Rússia

Herman Gref, CEO do Sberbank, o maior banco da Rússia, não acredita que os meios de pagamentos tradicionais sejam substituídos através das criptomoedas, segundo reportou a agência de notícias local Tass nesta quarta-feira (04).

O comentário de Gref foi feito nas imediações do Astana Finance Days, uma conferência sobre finanças no Cazaquistão (Ásia Central) quando conversava com repórteres e foi questionado se ele via os novos meios de pagamentos com criptomoedas uma alternativa global ao dinheiro fiduciário.

Publicidade

“Eu não vejo e falei muitas vezes. Eu não acho que o estado está pronto para ceder seu papel centralizador de emissão de moeda fiduciária para algumas outras instituições descentralizadas”, disse o executivo.

Gref é defensor do Bitcoin e da tecnologia Blockchain. Embora sua observação represente a realidade do sistema financeiro centralizado de hoje, há uma aceitação crescente de criptomoedas em todo o mundo.

O líder do maior banco da Rússia tem sido um crítico ferrenho da repressão do governo local acerca das criptomoedas. Em 2016 ele até revelou ser um entusiasta e que participava ativamente de negociações de bitcoin com dinheiro fiat e vice-versa.

“Eu tinha alguns bitcoins, não gostei do valor [da ocasião] e os coloquei em espera para que quando alcançassem um certo valor eu os converteria em rublos e dólares. Dois meses e meio depois, com a alta, eu fiz a conversão”, disse Gref, também anotado na época pela CCN.

Publicidade

No início do ano, o diretor executivo reafirmou sua postura de oposição a qualquer proibição de criptomoedas. Ele tentou persuadir as autoridades a abandonar a hostilidade em favor da regulamentação do mercado de criptoativos.

O Sberbank tornou-se o primeiro banco russo a se juntar a um consórcio blockchain internacional da Hyperledger em 2016 antes de se tornar membro da Enterprise Ethereum Alliance (EEA) em 2017.

A instituição também fez testes de transferências via um blockchain de tecnologia da IBM, que foi preparado especificamente para emissão de tokens.

Os comentários de Gref vêm em um momento em que os políticos e as autoridades financeiras da Rússia estão tentando entender melhor o novo mercado financeiro, como funciona e o que fazer, se é ou não um ativo e se há legalidade nesse novo meio de pagamento.

Publicidade

No geral, excluindo as autoridades políticas e financeiras, há sim espaço para novo mercado crescer no país, dada várias notícias que frequentemente emergem positivamente, como a declaração do próprio presidente russo Vladimir Putin que recentemente admitiu que “as criptomoedas são um fenômeno global”.

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BC defende que regras para stablecoins sejam incluídas no Marco Legal das Criptomoedas e não em nova lei

BC defende que regras para stablecoins sejam incluídas no Marco Legal das Criptomoedas e não em nova lei

Chefe de departamento do BC afirmou durante audiência na Câmara dos Deputados que mudar lei atual é melhor do que criar uma nova legislação
Modelo de casa com uma moeda de bitcoin

Criptomoedas estão permitindo que pessoas comprem casas, diz governo dos EUA

Pesquisa do Departamento do Tesouro aponta que vendas de criptomoedas ajudaram população de baixa renda a acessar hipotecas
Imagem da matéria: Dono do 2GO Bank é preso em operação de combate à evasão de divisas com criptomoedas

Dono do 2GO Bank é preso em operação de combate à evasão de divisas com criptomoedas

Um dos presos, detido na cidade de São Paulo, foi o ex-policial civil Cyllas Elia, dono do 2GO Bank
logotipo pump.fun

Pump.fun bloqueia usuários do Reino Unido após alerta de regulador

A plataforma de lançamento de memecoins disse que agiu “de acordo com as leis e regulamentos do Reino Unido”