À margem da conferência da Web Summit em Lisboa, Portugal, o CEO do gigante bancário francês Société Generale, Frederic Oudea, falou com a CNBC sobre bitcoin, criptomoedas e tecnologia blockchain. De acordo com o CEO, é improvável que as criptomoedas sobrevivam a longo prazo, já que os governos têm problemas para regulá-las.
Frederic Oudea revelou que ele era fã da tecnologia blockchain, mas que ele acredita que as moedas virtuais são muito arriscadas, presumivelmente para os governos. O banqueiro também apontou que seu anonimato, que segundo ele traz muito risco, é a única vantagem deles até agora.
Notavelmente, Oudea acrescentou que não pode ver o futuro do bitcoin quando leva em consideração sua natureza (semi) anônima, afirmando:
“Não consigo ver um futuro disso quando vejo a atenção de todos os governos e reguladores sobre o combate a lavagem de dinheiro, na evasão fiscal, no financiamento antiterrorista. O anonimato da transação é um problema que penso que levaria pressão sobre o bitcoin “.
Em vez disso, o executivo sugeriu que uma moeda virtual apoiada por fiat seria uma ideia melhor, já que as criptomoedas seriam muito arriscadas para uso comum, apesar do crescimento de popularidade sem precedentes deste ano. Ele afirmou:
“Eu acho que precisamos ser um pouco mais precisos sobre o que chamamos de moeda virtual. Se é apenas uma maneira de transação, em que algum momento, adicionará algo que praticamente pode traduzir ambos os lados em moedas reais, talvez possa ser usado como um sistema. O sistema blockchain e o sistema bitcoin são muito diferentes “.
Oudea revelou ainda que a Société Generale experimentou uma plataforma de financiamento comercial baseada no blockchain e que ele prefere usar a palavra livro-razão distribuído quando se refere à tecnologia blockchain. Para ele, esta tecnologia é útil para garantir transações, mas somente quando um “conjunto definido de jogadores está bem identificado”.
Leia Também: Bitcoin Assusta os Governos, Diz John McAfee
BitcoinTrade
Compre e venda Bitcoin na primeira e única corretora de Bitcoin do Brasil com certificação PCI DSS nível 2, que atende aos requisitos máximos de segurança nas transações. Acesse: https://www.bitcointrade.com.br/