“Nós tokenizamos ações”, disse em um tuíte Amedeo Moscato, Chefe de Operações da DX Exchange, uma plataforma estoniana de criptomoedas regulada pela União Europeia e que foi apresentada como a primeira bolsa de valores regulamentada e digital do mundo.
De acordo com o Crypto Globe, a DX vai oferecer ‘ações tokenizadas’, permitindo que os usuários de criptomoedas invistam em ações reais, e não em Contratos por Diferença (CFD).
Os CFD é um tipo de contrato que estipula o quanto o vendedor pagará ao comprador a diferença em relação ao valor atual de um ativo e seu valor no momento da contratação.
Ações de gigantes
Segundo um comunicado de imprensa recebido pelo site, a exchange vai oferecer ações de grandes empresas na forma de ‘títulos tokenizados’.
A mídia cita a Alphabet — que é detentora do Google — o Facebook e a Amazon, cujas ações estarão disponíveis para compra e venda no novo modelo de negociação.
Desta forma, a DX será a primeira a permitir a negociação de ações via token, neste caso, os ERC-20 do blockchain do Ethereum, diz o site.
Estes tokens são, supostamente, montados na relação 1:1 por ações reais emitidas pela MPS Marketplace Securities LTD, empresa parceira da DX que irá trazer os produtos para a plataforma.
O termo “ações reais” indica que os ativos serão de empresas como as citadas acima e que estão listadas nas maiores bolsas de valores como NASDAQ, NYSE, Bolsa de Hong Kong e Bolsa de Valores de Tóquio.
Conforme o documento citado na reportagem, a plataforma da DX vai permitir que os investidores comprem e vendam ações reais 24 horas por dia, 7 dias por semana, em um “ambiente comercial seguro e em conformidade”, sem ter que esperar pela abertura dos mercados.
Os portadores de tokens terão, então, ações — emitidas por meio de contratos inteligentes — de uma empresa específica.
A DX é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio de Chipre (CySEC), segundo informações no site da empresa.
O apoio ao projeto veio da Coins Marketplace Technologies OU da Estônia, da NFX, empresa do setor de petróleo com sede no Texas, e do Bloomberg, empresa nova-iorquina de tecnologia e dados e agência de notícias.
Ainda não há informações sobre uma iminente reação da Comissão de Valores dos Estados Unidos (SEC) sobre a tokenização de ações, pois a reguladora exige, em sua jurisdição, registro para qualquer bolsa que liste títulos, disse o Trustnodes.
“A DX é um pouco diferente”, diz a reportagem, “Eles usaram um método que parece com o da [stablecoin] DAI, só que em vez de rastrear o USD, rastreia ações”.
- Acompanhe a cotação das 100 maiores criptomoedas do mercado, acesse: https://portaldobitcoin.uol.com.br/cotacoes/
BitcoinTrade
Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br