Imagem da matéria: Nova exchange promete tokenizar ações de gigantes como Apple, Facebook e Google

“Nós tokenizamos ações”, disse em um tuíte Amedeo Moscato, Chefe de Operações da DX Exchange, uma plataforma estoniana de criptomoedas regulada pela União Europeia e que foi apresentada como a primeira bolsa de valores regulamentada e digital do mundo.

De acordo com o Crypto Globe, a DX vai oferecer ‘ações tokenizadas’, permitindo que os usuários de criptomoedas invistam em ações reais, e não em Contratos por Diferença (CFD).

Publicidade

Os CFD é um tipo de contrato que estipula o quanto o vendedor pagará ao comprador a diferença em relação ao valor atual de um ativo e seu valor no momento da contratação.

Ações de gigantes

Segundo um comunicado de imprensa recebido pelo site, a exchange vai oferecer ações de grandes empresas na forma de ‘títulos tokenizados’.

A mídia cita a Alphabet — que é detentora do Google — o Facebook e a Amazon, cujas ações estarão disponíveis para compra e venda no novo modelo de negociação.

Desta forma, a DX será a primeira a permitir a negociação de ações via token, neste caso, os ERC-20 do blockchain do Ethereum, diz o site.

Publicidade

Estes tokens são, supostamente, montados na relação 1:1 por ações reais emitidas pela MPS Marketplace Securities LTD, empresa parceira da DX que irá trazer os produtos para a plataforma.

(Imagem: Reprodução)

O termo “ações reais” indica que os ativos serão de empresas como as citadas acima e que estão listadas nas maiores bolsas de valores como NASDAQ, NYSE, Bolsa de Hong Kong e Bolsa de Valores de Tóquio.

Conforme o documento citado na reportagem, a plataforma da DX vai permitir que os investidores comprem e vendam ações reais 24 horas por dia, 7 dias por semana, em um “ambiente comercial seguro e em conformidade”, sem ter que esperar pela abertura dos mercados.

Os portadores de tokens terão, então, ações — emitidas por meio de contratos inteligentes — de uma empresa específica.

A DX é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio de Chipre (CySEC), segundo informações no site da empresa.

Publicidade

O apoio ao projeto veio da Coins Marketplace Technologies OU da Estônia, da NFX, empresa do setor de petróleo com sede no Texas, e do Bloomberg, empresa nova-iorquina de tecnologia e dados e agência de notícias.

Ainda não há informações sobre uma iminente reação da Comissão de Valores dos Estados Unidos (SEC) sobre a tokenização de ações, pois a reguladora exige, em sua jurisdição, registro para qualquer bolsa que liste títulos, disse o Trustnodes.

“A DX é um pouco diferente”, diz a reportagem, “Eles usaram um método que parece com o da [stablecoin] DAI, só que em vez de rastrear o USD, rastreia ações”.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum oscila em grande dia de estreia dos ETFs

Manhã Cripto: Ethereum oscila em grande dia de estreia dos ETFs

Os ETFs à vista de Ethereum finalmente vão estrear hoje nos EUA
Imagem da matéria: Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Além de uma palestra de Vitalik Buterin, evento focado em Ethereum mostrou a força do Brasil na comunidade e reconhecimento como um hub na América Latina
Imagem da matéria: ETFs de Ethereum estreiam nos EUA com forte demanda e geram otimismo no mercado cripto

ETFs de Ethereum estreiam nos EUA com forte demanda e geram otimismo no mercado cripto

Logo nas primeiras 90 minutos de negociação, os ETFs de Ethereum movimentaram US$ 361 milhões (R$ 2 bilhões)
moeda de ethereum com bandeira dos EUA

ETFs de Ethereum podem ter demanda menor do que prevista, diz Wintermute

Mesmo com uma demanda menor do que a observada nos fundos de Bitcoin, os ETFs de Ethereum poderiam fazer seu preço saltar 24%