A OpenAIsegue tentando aprimorar seu principal chatbot de Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês), o ChatGPT. Uma nova rodada de atualizações pequenas, mas significativas, tenta tornar as conversas com o bot mais suaves e produtivas – na contramão do “emburrecimento” da plataforma, identificado em pesquisas recentes.
Um dos objetivos da OpenAI com o update anunciado na sexta-feira (4) é tornar o chatbot mais fácil de usar. Acionar uma janela ChatGPT em branco pode ser assustador, então agora os usuários são recebidos com sugestões, criadas automaticamente para gerar ideias e fazer a criatividade fluir.
Leia também: O ChatGPT está ficando burro, mostra novo estudo
O assistente virtual também entra com perguntas e respostas de acompanhamento para manter as discussões fluindo naturalmente. Esses novos recursos ajudam a emular o ritmo de vaivém da conversa humana. Esse recurso já provou ser útil na versão GPT do Microsoft Bing, então faz sentido OpenAI adicioná-lo agora ao seu próprio sistema.
Esse update também pode impedir que o bot dê respostas estranhas e, ao mesmo tempo, faz com que ele envolva mais os usuários em conversas mais longas.
We’re rolling out a bunch of small updates to improve the ChatGPT experience. Shipping over the next week:
— OpenAI (@OpenAI) August 3, 2023
1. Prompt examples: A blank page can be intimidating. At the beginning of a new chat, you’ll now see examples to help you get started.
2. Suggested replies: Go deeper with…
Para assinantes Plus dispostos a desembolsar US $ 20 por mês, a OpenAI promete integração total com o modelo GPT-4 mais avançado. Anteriormente, os bate-papos voltavam para o GPT-3.5, menos capaz, após o logout. O modelo antigo é mais rápido, mas não tão avançado quanto a nova versão.
Vale a pena notar que tanto o Bard do Google quanto o Claude AI da Anthropic são gratuitos, assim como o ChatGPT 3.5. Mas a OpenAI está construindo novas funcionalidades sobre o GPT-4 para tornar seu serviço de assinatura mais atraente.
As novas atualizações são apenas para assinaturas pagas, deixando o GPT 3.5 apenas como um LLM sem funcionalidades adicionais.
Leia Também
Os usuários avançados têm outro motivo para adotar o novo modelo: vários uploads de arquivos agora são suportados, portanto, o ChatGPT pode sintetizar insights em vários conjuntos de dados. Com o Code Interpreter beta, os programadores podem aproveitar as habilidades do ChatGPT para analisar bases de código complexas.

Concorrentes do ChatGPT estão no encalço
Os recursos do ChatGPT se expandem rapidamente, mas a concorrência está no horizonte. Bard e Claude AI estão emergindo como poderosos desafiantes no domínio do chatbot. Notavelmente, o Google também investiu na Anthropic, sugerindo alinhamentos estratégicos.
Além disso, a Meta lançou recentemente seu próprio LLM de código aberto, chamado LlaMA-2, que parece realmente promissor por sua personalização.
Usuários particulares também aumentaram as habilidades do ChatGPT por meio de extensões de navegador e funcionalidades especializadas para além da interface padrão. Mas o engajamento diminuiu desde a mania inicial, então essas atualizações não poderiam ter chegado em um momento melhor para o OpenAI.
Embora o ChatGPT ainda tenha espaço para melhorias, especialmente em precisão e transparência, ele continua sendo o chatbot a ser superado. E com o OpenAI comprometido com ajustes contínuos sob o capô, esse assistente virtual pode algum dia parecer tão natural quanto conversar com um ser humano de carne e osso. Esperançosamente, sem as piadas ruins e alucinações ocasionais.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo