Nigéria exige prisão de executivos da Binance; repressão às criptomoedas se intensifica

Uma comissão parlamentar teria anunciado planos de recomendar ao Congresso a intimação dos executivos
pilha de bitcoin em cima da bandeira da nigeria

Shutterstock

Uma comissão parlamentar da Nigéria pede a prisão dos executivos da exchange de criptomoedas Binance por supostamente permitirem uma série de crimes financeiros na sua plataforma.

De acordo com uma publicação do site Politics Nigeria, o Comitê de Crimes Financeiros da Câmara anunciou planos para recomendar que o Congresso invoque o poder de intimar os executivos da corretora depois que eles não compareceram voluntariamente perante o comitê.

Publicidade

A liderança da empresa foi originalmente chamada ao Congresso em resposta a alegações do Conselho de Jovens Desempregados e de Jovens do Delta do Níger que incluíam financiamento do terrorismo, lavagem de dinheiro e evasão fiscal. A Binance optou por enviar representação legal, para grande decepção do comitê.

“A Binance não está aqui. Tomamos uma posição sobre isso em nossa última sessão de que não aceitaremos representação legal da Binance, e essa posição permanece”, disse o presidente do comitê, Ginger Obinna Onwusibe.

O representante da Binance, Senador Ihenyen, teria dito que a empresa estava apreensiva com o envio de executivos, visto que dois deles foram detidos na semana passada. A notícia das detenções foi divulgada anteriormente pela Bloomberg .

Nigéria deteve executivos

Na semana passada, os dois executivos — um britânico e um americano não identificados — foram detidos em Abuja, capital da Nigéria. As detenções ocorreram um dia depois que eles chegaram para negociar com as autoridades do país a proibição de vários sites de negociação de criptomoedas, incluindo Binance, Coinbase e Kraken.

Publicidade

O Decrypt entrou em contato com a Binance para comentar, mas não recebeu uma resposta imediata.

As autoridades nigerianas começaram a reprimir as plataformas de criptomoedas após uma rápida desvalorização da Naira, cuja inflação subiu para um máximo de várias décadas de 29,9% em Janeiro.

As exchanges se tornaram empresas locais sem registro para estabelecer o valor do Naira em relação a outras moedas e para prover acesso a ativos como o Bitcoin, que os entusiastas muitas vezes o chamam de alternativa contra a inflação.

Em meio ao caos, a Nigéria ordenou que a Binance pague uma multa de US$ 10 bilhões por supostamente manipular as taxas de câmbio e causar o colapso do valor do Naira.

A Binance já foi multada em mais de US$ 4 bilhões pelo Departamento de Justiça dos EUA por desrespeitar os controles contra lavagem de dinheiro, enquanto seu fundador e ex-CEO, Changpeng Zhao, foi demitido da empresa. Na época, o acordo isentou a Binance de acusações pré-existentes de manipulação de mercado.

*Traduzido com autorização do Decrypt.