Imagem da matéria: New York Times cria criptomoeda dos idiotas para estudar hype no mercado
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O repórter do The New York Times David Segal lançou a sua própria criptomoeda em um experimento em que tenta entender como funciona o hype no mercado cripto onde investidores pulam de moeda em moeda na esperança de se tornarem milionários. 

O token criado pelo jornalista se chama Idiots Coin — criptomoeda dos idiotas — e foi divulgado na comunidade com uma campanha de marketing que expunha a verdade: “Essa moeda definitivamente não vai para a lua”. 

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A ideia de Segal era mostrar aos investidores como criar uma moeda não exige qualquer experiência e que muitas em circulação no mercado são “frágeis e perigosas”, mascaradas por fortes campanhas de marketing.

O hype que algumas das dezenas de moedas criadas diariamente conseguem atrair, não dura semanas, mas é tempo suficiente para desenvolvedores ganharem milhões por meio de rug pull, golpe em que eles liquidam as moedas quando o hype atinge um pico, fazendo os preços desabarem logo em seguida.  

David Segal contou na reportagem que lançou a criptomoeda com a ajuda de um taiwanês que publicou um vídeo no YouTube ensinando como criar e promover uma moeda fraudulenta. Em poucos minutos, a Idiots Coin foi criada na Binance Smart Chain com um fornecimento de 21 milhões de tokens, dos quais 7 milhões foram colocados à venda na BakerySwap.

“O nome foi o primeiro de muitos sinais de ‘não compre’ para potenciais holders. Na verdade, eu não queria que essa moeda aumentasse em valor. Eu queria que fosse um flop espetacular”. 

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Foto: Divulgação

Ele então usou uma estratégia de marketing nas redes sociais para ver qual seria o efeito na moeda. A diferença é que todas as campanhas tinham o intuito de desencorajar o investidor. No site oficial do ativo, por exemplo, contava apenas um whitepaper de dois parágrafos e um tutorial de como comprar o token. 

“Se você seguiu o passo a passo, sua Idiot Coin deve acabar em sua carteira. Parabéns. Infelizmente, não há nada que você possa fazer com suas Idiot Coins, a não ser esperar que elas subam. O que não vai acontecer”, diz o site.

O jornalista também anunciou a moeda no CryptoMoonShots, uma página do Reddit que divulga novos criptoativos, onde a campanha dizia: “Definitivamente não vai para a lua! Pode não sair do chão nem um centímetro!”. Além disso, ele contratou um influencer do TikTok para divulgar a moeda. 

Ao todo, o jornalista gastou US$ 1.000 com a criação e a campanha de marketing da Idiot Coins. “Finalmente, na hora marcada, em 2 de julho, o anúncio do CryptoMoonShots foi feito. O Sr. Malki postou seu TikTok. Coinforidiots.com foi ao ar. Nada aconteceu. Foi um fracasso total, felizmente”.

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Ele conta que naquele dia apenas quatro pessoas compraram um total de 73 tokens, rendendo uma pequena fração de centavo em vendas, de tal forma que ninguém saiu prejudicado.

Mesmo assim, um grupo pareceu desapontado com a campanha pessimista. “Eu tinha contratado uma pessoa da Nigéria para postar links no Telegram do canal oficial da Idiot Coin. Cerca de 300 pessoas de todo o mundo compareceram. Muitos ficaram confusos, outros pareciam membros de um rebanho em busca desesperada de um pregador. Eles queriam ouvir o evangelho da riqueza iminente”, contou o jornalista.

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