O presidente do Banco Central Europeu (BCE) emitiu um comunicado em que aborda o impacto das moedas digitais na economia.
Em uma carta dirigida aos membros do Parlamento Europeu na semana passada, Mario Draghi menciona a Comissão dos Assuntos Econômicos e Monetários, onde discutiu a relevância da inovação financeira para o BCE em maio.
Leia Também: Bitcoin Como Moeda Nacional Poderia Levar Economia ao Colapso: Banco Central da China
Na época, ele declarou que o banco estava monitorando de perto a blockchain dentro do sistema de pagamentos para garantir que nenhum risco possa fragmentar o mercado. No entanto, enquanto o BCE apareceu aberto a blockchain no passado, ele não é tão favorável com o bitcoin. Tanto que o banco central disse uma vez que queria controles mais firmes sobre a moeda digital e que não queria que fossem rotulados como moedas ou dinheiro.
No entanto, esse último desenvolvimento do BCE baseia-se em sua posição em relação às moedas digitais, dado o fato de a capitalização de mercado ter aumentado em 2017. No entanto, apesar disso, o banco acha que apresentaram pouco impacto na economia.
Draghi escreveu:
… não há evidências que sugerem que a conexão entre as moeda digitais com a economia real tenha se fortalecido significativamente
Ele acrescenta, no entanto, que poderia haver uma “acumulação de riscos” provenientes de moedas digitais no futuro, caso em que uma “resposta regulatória direta” seria necessária “a partir de uma perspectiva de estabilidade financeira”.
Além disso, essa resposta regulatória provavelmente será mais efetiva se for coordenada a nível internacional
Com o aumento do uso de moedas digitais, o BCE acredita que um aumento contínuo é concebível. Como tal, o banco continuará a monitorar a situação para determinar os volumes negociados, as moedas digitais mais importantes e “seus links para o setor financeiro” tradicional “.