Imagem da matéria: Bitcoin Como Moeda Nacional Poderia Levar Economia ao Colapso: Banco Central da China

A adoção do Bitcoin como moeda nacional por um país pode levar ao colapso econômico, diz um ex-funcionário e agora conselheiro do banco central da China.

Sheng Songcheng, um conselheiro do People’s Bank of China (PBoC), descartou as moedas digitais como o bitcoin como ativos que não possuem a base do valor de uma moeda legítima.

Publicidade

Em uma entrevista com a importante publicação financeira chinesa Yicai, Sheng opinou ainda que uma natureza deflacionária das moedas digitais significaria que elas não funcionariam bem como uma moeda ou meio de troca nas economias modernas.

“O Bitcoin é uma série de códigos gerados através de um algoritmo complexo e não tem valor inerente …”, afirmou Sheng, que acrescentou que a natureza virtual das moedas digitais é sua característica mais significativa.

Sheng, que era diretor-geral do Departamento de Estatística e Pesquisa do Banco Central da China (PBoC), possui um doutorado em economia pela Universidade de Finanças e Economia de Xangai nos anos 90. Atualmente é professor de economia e finanças em uma escola de negócios em Xangai.

Sheng afirmou:

O Bitcoin atingirá seu limite máximo de 21 milhões em 2140. Se for aceito como dinheiro padrão, isso inevitavelmente levará à deflação e restringirá o crescimento econômico.

A supervisão regulamentar na China resultou em uma série de mudanças significativas nas bolsas chineses de bitcoins, incluindo a adição de taxas de negociação, normas mais rigorosas sobre o conhecimento do seu cliente, também sobre lavagem de dinheiro e restrições sobre marging trade e lending.

Publicidade

A crítica mais violenta de Sheng às moedas digitais é centrada na sua volatilidade, afirmando que “as flutuações em seus preços podem chegar facilmente de 10 a 30%”.

Ele adicionou:

Se um país aceita uma delas como moeda nacional, toda a economia nacional poderia entrar em colapso devido à volatilidade monetária.

 

VOCÊ PODE GOSTAR
Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó do Bitcoin"

Livro sobre a ascensão e a queda do “Faraó do Bitcoin” chega às livrarias em maio

Os jornalistas Chico Otávio e Isabela Palmeira contam sobre o golpe de R$ 38 bilhões do Faraó do Bitcoin que usou criptomoedas como isca
Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio

Como será o futuro do Bitcoin à medida que recompensas aos mineradores ficam cada vez menores?

O que vai acontecer em 2140, quando os mineradores de Bitcoin não ganharem mais recompensas por blocos minerados?
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple , posa para foto

Mercado de criptomoedas vai valer US$ 5 trilhões até final do ano, prevê CEO da Ripple

Brad Garlinghouse justifica seu otimismo pelo halving do Bitcoin e um possível impulso regulatório positivo do mercado cripto nos EUA
Imagem da matéria: Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

“Atualmente a demanda de Bitcoin por esse grupo de investidores é a maior de todos os tempos”, diz estudo da CryptoQuant