O Massachusetts Institute of Technology (MIT) usou a blockchain do bitcoins para emitir diplomas digitais para mais de 100 graduados como parte de um projeto piloto.
Em um anúncio, o MIT explicou que os certificados foram emitidos através de um aplicativo chamado Blockcerts Wallet, que permite que os graduados compartilhem de forma segura uma versão digital “verificável” e “inviolável” de seus diplomas com potenciais empregadores e outros.
Leia Também: Universidade Australiana Está Dando Ethereum aos Estudantes
O piloto baseado na blockchain é um resultado da parceria entre o MIT e a empresa de software da Cambridge, MA Learning Machine, que desenvolveram conjuntamente o padrão Blockcerts aberto no ano passado.
O secretário do MIT e o decano associado Mary Callahan disseram:
Desde o início, uma de nossas principais motivações tem sido capacitar os alunos para serem os curadores de suas próprias credenciais. Este piloto possibilita que eles tenham a propriedade de seus registros e possam compartilhá-los de forma segura, com quem eles escolhem.
De acordo com Chris Jagers, co-fundador e CEO da Learning Machine, o MIT está entre as primeiras universidades a ter “emitido registros oficiais em um formato que pode existir mesmo que a instituição desapareça.
“As pessoas podem possuir e usar seus registros oficiais, o que é uma mudança fundamental”, disse ele.
O sistema da Blockcerts usa a blockchain do bitcoin, de acordo com Jagers, porque “prioriza a segurança em outras qualidades como velocidade, custo ou facilidade de uso”.
Embora a informação do diploma em si não esteja armazenada na blockchain, o sistema utiliza uma transação timestamped indicando que o MIT criou o registro digital para o certificado. Isso permite ao aluno provar a posse do diploma em uma data posterior.
Com o interesse no caso de uso da tecnologia, o Ministério de Educação e Emprego de Malta e a Universidade de Melbourne da Austrália também começaram a testar o Blockcerts para acompanhar as certificações acadêmicas nas últimas semanas.
Leia Também: Universidade na Suíça Começa a Aceitar Bitcoin