Ministro do Tesouro da Austrália diz na TV que vai regular mercado de criptomoedas

Governo irá reformular a estrutura regulatória de corretoras de criptomoedas.
Imagem da matéria: Ministro do Tesouro da Austrália diz na TV que vai regular mercado de criptomoedas

Foto: Shutterstock

Como parte de uma modernização radical nos sistemas de pagamentos do país, o governo da Austrália irá reformular a estrutura regulatória de corretoras de criptomoedas.

Ressaltando que mais de 80 mil australianos investem em criptomoedas, o secretário do Tesouro Josh Frydenberg disse que o governo está “ampliando a definição dos serviços e os produtos que podem ser regulados”, em entrevista ao 7News Australia.

Publicidade
Treasurer Josh Frydenberg on vaccines for kids, the Beijing Olympics, and Crypto Currency | 7NEWS

“Estamos tirando esse setor das sombras e levando-o a uma estrutura regulatória, que é a líder mundial”, afirmou Frydenberg, acrescentando: “Queremos que essas empresas que estão comprando e vendendo criptomoedas sejam adequadamente licenciadas” para “fornecer maior transparência e segurança àquelas pessoas que estão transacionando nesse setor”.

De acordo com a Reuters, o governo australiano começará a consulta para estabelecer uma estrutura de licenciamento para corretoras digitais no início de 2022 e irá debater com empresas de regulação que armazenam cripto em nome de seus clientes.

O Tesouro Australiano também irá trabalhar com o banco central do país em uma moeda digital de banco central (ou CBDC, na sigla em inglês).

O colapso da MyCryptoWallet

O anúncio de Frydenberg coincide com o colapso da corretora australiana de criptomoedas MyCryptoWallet, que recorreu à empresa SV Partners, nesta quarta-feira (8), para liquidar seus ativos e lidar com credores.

Publicidade

A iniciativa acontece meses após relatos de que usuários da corretora não tinham acesso a seus fundos, de acordo com o Australian Financial Review.

A MyCryptoWallet não foi a primeira corretora australiana de cripto a encerrar suas atividades este ano.

Em outubro, a Blockchain Global Limited, sediada em Melbourne, operadores da corretora cripto ACX, faliram, devendo US$ 21 milhões a credores, segundo o Sydney Morning Herald.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.